O programa Bolsa Família foi muito noticiado neste ano de 2023. A partir da gestão do presidente Lula, muita coisa mudou no programa de repasse de renda. O que mais chamou atenção foi o bloqueio (suspensão) de muitos benefícios de famílias. Mas uma boa notícia do desbloqueio chega a todos nesta semana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O novo Bolsa Família, além de ceder o benefício de R$ 600 reais mensais, ainda traz novos valores adicionais (extras) e muitas novas regras, que provam a transparência do programa governamental, desde novas regras para concessão e também a permanência dos benefícios às famílias em situação de vulnerabilidade econômica.
Estas ditas novas regras do Bolsa Família, foram vistas como uma espécie de pente fino realizado pelo Governo Federal. Com isso, muitos beneficiários do programa foram bloqueados e tiveram seus valores suspensos até que fosse feita a averiguação necessária.
LEIA TAMBÉM!
A princípio, o Bolsa Família de muitos foi bloqueado para verificação de suspeitas de fraudes (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso as pessoas inscritas no Bolsa Família, que tiverem seus benefícios bloqueados, e que não compareceram ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) para atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único), correram o risco até de ter o auxílio vetado pelo Governo.
A inconsistência de informações e regras básicas que não foram cumpridas, foram devidamente investigadas – e continuam sendo – a fim de buscar por fraudes, deixar o Bolsa Família cada vez mais transparente e sem rombos financeiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Portas fechadas em definitivo: O fim de unidade crucial da Riachuelo e o comunicado oficial da varejista
Mas para aqueles brasileiros que passaram pela suspensão e cumpriram o que foi exigido pelo Governo Federal, ainda mais em relação a prazos e documentações, estão sendo desbloqueados no programa e poderão receber os valores retroativos que não foram pagos no período de pente fino.
BOLSA FAMÍLIA: Quase 1 milhão de pessoas tiveram o benefício do programa BLOQUEADO; saiba como EVITAR (Reprodução/Internet)
Hoje, o Governo Federal propôs um nova oportunidade aos beneficiários do Bolsa Família, ou seja, aqueles que foram suspensos ainda vão poder voltar a receber os valores do benefício, mas desde que cumpram as regras propostas pelo programa.
+Terror da Honda e Toyota: Retorno TRIUNFAL de carro amado da Peugeot é confirmado no Brasil após anos
Primeiramente, o inscrito no Bolsa Família, com benefício suspenso, deve ir até o CRAS mais próximo, com todos documentos pessoais do titular, dos seus dependentes também, e comprovação de renda da família, ou melhor dizendo, daqueles que vivem debaixo do mesmo teto. Mas atenção: o prazo é de 30 dias após a suspensão.
Com as informações atualizadas no CRAS, junto ao CadÚnico, o Governo Federal deverá averiguar a consistência dos dados informados e dar seu parecer final sobre o desbloqueio do benefício. Com isso, serão cerca de até 60 dias para que seja feita esta reanálise.
Bolsa Família sofre mudanças após nova decisão do Governo (Foto: Reprodução/Internet)
Caso seja positivo o parecer do Governo, o cidadão poderá voltar a receber as parcelas e adicionais devidos do Bolsa Família e seu retroativo terá calendário divulgado. Caso a resposta seja negativa, o benefício será vetado àquela pessoa inscrita como titular.
Como faço para consultar se fui desbloqueado no Bolsa Família?
Para saber do desbloqueio do Bolsa Família, basta acessar o app do Caixa Tem (disponível nas lojas virtuais do seu dispositivo móvel, seja iOS ou Android) na data estipulada para a previsão da liberação do seu valor. Se a quantia já estiver depositada, está tudo bem, seu benefício foi desblqueado, caso não, pode ser que seu benefício tenha sido vetado.