Bolsa Família terá contas GRATUITAS liberadas pela Caixa e AVANÇO do programa traz mais TRANSPARÊNCIA
05/01/2024 às 10h30
A Caixa Econômica Federal agora se torna a grande responsável para garantir que a abertura e manutenção de contas para acesso ao programa Bolsa Família sejam gratuitas. Isso é um grande avanço no auxílio e traz mais transparência e acessibilidade.
O MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) fez o grande anúncio, juntamente a Caixa Econômica Federal, para que as contas de acesso ao benefício sejam totalmente gratuitas e isso dará direito a cartões bancários, consultas de saldos e extratos, e ainda vai facilitar os saques dos valores depositados.
+BOA NOTÍCIA aos Aposentados e Pensionistas: Lei garante RENEGOCIAÇÃO de DÍVIDAS e até o PERDÃO
A Caixa já é a instituição financeira responsável por fazer os pagamentos aos cidadão que têm o NIS (Número de Identificação Social), agendar o calendário de pagamentos, todo sistema operacional do Bolsa Família, com depósitos nas contas do Caixa Tem, etc.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Diante de quaisquer irregularidades, as ouvidorias da CEF e do MDS também foram designadas como canais oficiais para denúncias e reclamações ao que se refere às novas regras do programa de repasse de renda, visando mais integridade e aprimoramento da prestação de serviços aos beneficiários.
As novas regras divulgadas no DOU (Diário Oficial da União) ainda proíbem que seja feita a prática de induzir ou impor compras de serviços ou produtos bancários vinculados ao programa Bolsa Família. Agora, o calendário anual de pagamentos vai proporcionar mais transparência aos beneficiários do auxílio.
O que a Caixa fará em casos de calamidade pública?
Até gentes estaduais e municipais estão unidos à Caixa, em situações extremas de calamidade pública, por exemplo, para garantir entrega de cartões e também nos pagamentos dos benefícios. Portanto haverá uma maior flexibilização do calendário de pagamento e a prorrogação de prazos em situações deste tipo.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.