Cancelado no Bolsa Família? Você pode ter direito a este benefício

Foi cancelado no Bolsa Família? Saiba que você pode ter direito a este outro benefício do governo

12/09/2023 às 19h29

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Bolsa Família de alguns beneficiários está sendo cancelado (Foto: Reprodução/ Luis Lima Jr./ Fotoarena/ Estadão Conteúdo/ Montagem)

Programa social estadual é uma alternativa ao Bolsa Família

É bastante provável que boa parte da população de Goiás ainda não conhece o programa social voltado especificamente para os moradores do estado. O programa tem como objetivo proporcionar mais apoio e cidadania às famílias goianas.

O programa social estadual trata-se de uma Renda Cidadã, e oferece benefício que busca ajudar aqueles em situação de vulnerabilidade social. Na prática, o recurso de transferência de renda do governo do estado atua como uma alternativa a um dos programas mais importantes em território nacional, como o Bolsa Família.

+ Cuidado! Estas ações podem levar à suspensão ou cassação da sua CNH

Abaixo, confira as normas que foram estabelecidas para o recebimento do benefício:

O programa atua com a Caixa Econômica Federal, que tem a função de agente operador, o projeto não é novo e atua desde 2000. O mesmo é gerido pelo governo de Goiás, e assim, tanto as normas como as fiscalizações contam com um sistema específico.

LEIA TAMBÉM:

E como foi mencionado, o beneficio é direcionado aos residentes de Goiás e pode ser retirado utilizando o Cartão Social em vários locais, como lotéricas, agências bancárias e outros pontos de atendimento do banco.

É importante então, observar que os beneficiários do Bolsa Família não podem receber o benefício estadual, tem que escolher entre um e outro.

O programa tem o objetivo de auxiliar famílias de baixa renda, com ênfase em um grupo específico. Por exemplo, quem tem uma pessoa com necessidades especiais ou que apresente alguma outra condição, como hanseníase, leucemia ou síndrome da imunodeficiência, como integrante do grupo familiar terá prioridade.

As outras pessoas que não se encaixam nessa categoria recebem o apoio, porém, seguindo a distribuição dividida em dois grupos, isso considerando o cadastrado no sistema. Para fazer parte, é necessário apresentar os documentos. No grupo prioritário, é importante mostrar o laudo médico, comprovante de residência e renda máxima de R$ 697,50.

PROGRAMA FUNCIONA POR MEIO DA DIVISÃO DE GRUPOS

+ INSS ACELERA o saque dos benefícios de setembro e REVELA as datas de pagamento

O primeiro grupo abrange as famílias com membros de idade igual ou superior a 65 anos, ou que tenham deficiência permanente e incapacitante total ou parcial, de acordo com o que mostra o site da Caixa sobre a iniciativa.

Já no segundo grupo, os participantes contemplados são os que fazem parte da população de baixa renda. A renda mínima é de cem reais por família, com possibilidade de ser maior, caso o grupo seja composto também por crianças e adolescentes ou porque há pessoas com deficiência ou portadoras de doenças na casa. A distribuição, vale dizer, ocorre mensalmente e nos últimos dez dias úteis do mês, isso considerando o último número do NIS da pessoa, assim como acontece no Bolsa Família.

Programa social do governo de Goiás (Imagem: Reprodução)

Programa social do governo de Goiás (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.