Urgente

Estimativas do INSS apontam que até 800 mil idosos poderão perder seus benefícios em atual revisão

10/09/2024 às 13h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Idosos e segurados em fila de agência da Previdência Social (Foto: Reprodução/ Internet)

Caso seja um segurado, fique atento ao que fazer para não se prejudicar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem fazendo uma nova revisão de seus benefícios concedidos a milhares de idosos. Estimativas garantem que o pente-fino poderá impactar até 800 mil idosos brasileiros, portanto, fique em alerta diante dessa possível situação.

Os idosos impactados serão aqueles que recebem auxílios temporários do INSS, afetando quem recebe, especificamente, o Benefício por Incapacidade Temporária (conhecido como auxílio-doença) e também o famoso Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Auxílio suspenso? INSS faz comunicado e confirma decisão (Foto: depositphotos)
Auxílio suspenso? INSS faz comunicado e confirma decisão (Foto: depositphotos)

Isso acende um sinal de alerta aos segurados idosos, pois a revisão promove a identificação e correção de possíveis erros e irregularidades nas concessões. Fique atento às manobras que ocorrerão nas próximas semanas, pois a estimativa de corte é alta e tende acontecer antes de acabar o ano.

O novo pente-fino neste ano tem o objetivo de assegurar uma economia estimada de R$ 19,3 bilhões no orçamento de 2025 do INSS, segundo estimativas divulgadas pelo Ministério da Previdência Social.

Portanto, é importante demais estar atento às possíveis convocações do INSS caso receba alguns destes benefícios do órgão, tanto para obter a continuidade do mesmo, caso seja justo ao seu caso, quanto para evitar suspeitas de fraudes.

Revisão do BPC a idosos e PcDs é anunciada (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem Gustavo)
Revisão do BPC a idosos e PcDs é anunciada (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem Gustavo)

Vale destacar que o segurado do BPC ou auxílio-doença não precisa se preocupar em ir atrás dessa situação, pois o INSS informará aos beneficiários que precisarem atualizar seu cadastro. Então se você é um idoso que recebe benefício temporário, fique atento as novas notícias.

LEIA TAMBÉM:

Como o INSS fará a convocação para regularizar benefícios?

A informação ou convocação para regularização cadastral será feita por diversos meios, dentre eles por SMS, notificações no aplicativo ‘Meu INSS’, ligações telefônicas, cartas com aviso de recebimento pelos correios, mensagens na rede bancária (no extrato de pagamento) e chamadas da central de atendimento.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.