Urgente

Não tenha seu benefício SUSPENSO: Segurados do INSS com 60, 65, 70 ou + são CONVOCADOS para fazerem ISSO

16/08/2024 às 8h00

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Mudanças são aprovados no INSS e idosos ficam sem chão (Foto: depositphotos)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando os idosos segurados entre idades de 60, 65, 70 anos ou mais nesse mês. A intenção do órgão é garantir que eles continuem recebendo o benefício sem interrupções diante de um pente-fino que vem acontecendo.

O Governo Federal está querendo que todos idosos segurados pelo INSS façam a atualização cadastral no CadÚnico, para que os benefícios previdenciários não sejam interrompidos. Muitos deles estão há dois anos sem atualizar informações pessoais no Cadastro Único.

Governo acelera pente-fino no INSS
Governo acelera pente-fino no INSS (Foto: Reprodução/Internet)

A medida do Governo junto ao INSS é uma manobra para que todos auxílios-doença ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), tenham as regras básicas seguidas, dentre elas, manter os dados do CadÚnico em dia. Mais de 48 meses pode ter inconsistências e irregularidades.

Os benefícios previdenciários atrelados ao CadÚnico, caso não existam ou estejam desatualizados, pode acarretar na suspensão dos valores de renda fixa repassados todos os meses. Isso serve também para as pessoas com deficiência (PcDs) que recebem o BPC.

Pente-fino no BPC convoca segurados que não tem o Cadastro Único (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)
Pente-fino no BPC convoca segurados que não tem o Cadastro Único (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Atualmente, o INSS vem convocando todos que estejam com os cadastros irregulares. Os contatos podem ser feitos por cartas, pelos Correios, números de telefone, SMS, e-mail e informativos no site oficial do INSS ou aplicativo Meu INSS.

Atualmente, INSS também vem convocado cidadãos de pequenos municípios, ou seja, aqueles de até 50 mil habitantes. O prazo para atender o chamado é de até 45 dias para que se atualizem as informações no CadÚnico. A quem mora em grandes metrópoles, o prazo é de até 90 dias. Nesse caso, os bancos encaminharão a notificação.

LEIA TAMBÉM:

CadÚnico é documento essencial para benefícios sociais (Foto: Reprodução/ Internet)
CadÚnico é documento essencial para benefícios sociais (Foto: Reprodução/ Internet)

O que acontece se eu não atender a convocação do INSS?

Caso as pessoas convocadas não cumpram a determinação, ou seja, aqueles que recebem os auxílios-doença e BPC (os principais que estão passando pelo pente-fino do INSS) poderão ter seus benefícios suspensos e até cancelados. Vale destacar que para o auxílio-doença, atual perícia médica com laudos é exigida com agendamento prévio.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.