Mais 1 benefício para quem é MEI: Auxílio garante segurança e estabilidade financeira a estes CNPJs
24/07/2024 às 8h26
Excelente notícia para quem trabalha como um Microempreendedor Individual (MEI). Mulheres que estão vinculadas a esse módulo de trabalho, sendo elas autonômas prestadoras de serviços, ou que abriram seu próprio negócio, possuem um benefício a mais que os homens pela categoria.
Através da Previdência Social, todos os MEIs têm direitos a benefícios que garantem segurança e estabilidade em diversas esferas, desde aposentadorias, auxílios, pensões e muito mais. Mas, as mulheres que possuem CNPJ como Microempreendedoras Individuais, tem mais uma garantia anunciada.
Foi aprovada uma nova modalidade de benefício referente ao auxílio-maternidade, para aquelas mulheres que são MEI e precisam se afastar de suas funções laborais diante de uma gravidez de risco, pelo parto em si, e cuidados com o bebê nos primeiros meses, garantindo segurança e estabilidade financeira no afastamento.
O auxílio-maternidade é garantido pela Previdência Social à mulher que é MEI, com valor de um salário mínimo (atual em R$ 1.412) pelo período de quatro meses. Esse suporte às mães e alívio financeiro, é nada mais do que uma iniciativa de segurança igual a quem trabalha como CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, de carteira assinada.
Enquanto o MEI possui benefícios mais limitados em relação aos CLTs, cada vez mais o Governo Federal vem agregando manobras incríveis aos microempreendedores. Atualmente, discute-se sobre a possível inclusão do benefício de seguro-desemprego aos CNPJs, mas ainda sem garantias de aprovação.
Quais requisitos para ter o auxílio-maternidade no MEI?
Todas mulheres que são MEI e desejam o auxílio-maternidade, devem estar com os pagamentos da DAS-MEI (Documento de Arrecadação do Simples Nacional do Microempreendedor Individual) em dia. É de fator crucial que se cumpra uma carência mínima de 10 meses de contribuição ao INSS como MEI antes de pedir o referido benefício.
LEIA TAMBÉM:
● IPVA 2025 GRÁTIS é oficial em nova lista de veículos revelada pelo Detran
● Brasileiros podem garantir o saque de R$1.000 ou mais; confira se você está entre os elegíveis
● Crédito consignado: entenda o prazo de liberação após o desbloqueio e como garantir
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.