Saiba todos os detalhes e o que realmente é verdade em relação a prova de vida do INSS
Os segurados do INSS estão sendo notificados em relação a necessidade de fazerem a prova de vida, o procedimento é realizado anualmente no objetivo de evitar pagamentos indevidos ou fraudes. Os segurados não precisam se deslocar até uma agência, então veja como a comprovação pode ser feita.
Vale dizer que estão circulando notícias de que uma possível suspensão dos benefícios do INSS seja feita caso o segurado não realize a prova de vida, e essa informação é falsa. Até pelo fato de que a forma como o procedimento está sendo feito mudou nos últimos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Conheça a bebida anti-inflamatória que ajuda pacientes que lutam contra o câncer
A prova de vida é o procedimento que comprova que o beneficiário está vivo, garantindo assim que ele continue recebendo o benefício. Ela é feita pelos segurados que recebem benefícios de longa duração.
Entre eles estão a aposentadorias, pensão por morte e benefícios por incapacidade. Recentemente o Instituto enviou um comunicado por meio do aplicativo. Meu INSS para 2.961.868 segurados nascidos em janeiro e fevereiro. Depois disso, começou a circular as notícias de que os segurados precisariam comparecer em uma agência para fazer a prova.
LEIA TAMBÉM!
Porém, desde 2022, o próprio INSS é quem está fazendo a busca ativa dos segurados. O que significa que eles não precisam mais se deslocar até uma agência bancária ou para o Instituto para fazer a comprovação.
As equipes do Instituto Nacional do Seguro Social vão se deslocar até as residências dos segurados para fazer o procedimento. Assim, é importante manter os dados pessoais atualizados no sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Conheça os 3 veículos que duram muito e possuem baixa manutenção
De acordo com informações do INSS, ao todo foram 351.557 pessoas com datas de nascimento entre janeiro e março que não tiveram as suas informações confirmadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Instituto, são utilizadas várias bases de dados para a prova de vida. Inclusive, o INSS trabalha para usar mais bases de dados de órgãos públicos e ampliar o cruzamento de dados.
INSS muda prova de vida para beneficiários (Foto: Reprodução)