Benefício disponível para milhões de brasileiros é desconhecido por muitos; descubra qual
03/07/2023 às 23h05
Benefício está disponível para 70 milhões de pessoas
Foi anunciado no mês passado pelo governo federal, o lançamento de um programa que promete oferecer um grande benefício para milhões de brasileiros, a volta do nome limpo. O mesmo foi batizado de Desenrola Brasil e segue recebendo os últimos ajustes antes de entrar em vigor.
A ação tem o objetivo de mediar a renegociação de dívidas com condições especiais, como taxas de juros reduzidas e prazo de pagamento mais amplo. De acordo com dados do Ministério da Fazenda, cerca de 70 milhões de pessoas poderão ser beneficiadas.
Estão aptas a participar do programa as pessoas com dívidas de até 5 mil reais registradas até o dia 31 de dezembro do ano passado. Aos interessados, é preciso ter renda de até dois salários mínimos por mês ou estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais).
+ Ônibus: 40 mil usuários são bloqueados e impedidos de utilizar o transporte coletivo; veja
Os débitos vão poder ser parcelados em até 60 vezes, desde que o valor mínimo da parcela seja de 50 reais. Além da Faixa 1, o programa também vai atender pessoas com renda de até 20 mil. Neste caso, a operação contará com garantia dos cofres da União, mas o prazo mínimo para pagamento será de apenas 12 meses.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Ao segundo grupo, “os bancos oferecerão a possibilidade de renegociação de dívidas diretamente aos seus clientes”, diz a pasta da Fazenda.
E uma excelente vantagem do programa será o perdão de dívidas. O governo irá realizar um leilão para selecionar as empresas, e as dispostas a oferecer os maiores descontos poderão participar do Desenrola Brasil contando com garantias do Tesouro Nacional.
+ Descubra os 3 hábitos que podem te deixar rico aos poucos
Para que isso ocorra, assim que escolhida, a instituição precisara perdoar dívidas de até 100 reais. Cerca de 1,5 milhão de brasileiros que possuem débitos até este valor vão ter o nome limpo a partir da adesão dos bancos.
A partir desse mês o governo vai começar a receber os cadastros dos credores interessados no programa federal para que em agosto já inicie os leilões de descontos. A ideia é criar até setembro, mês em que está previsto o começo das negociações, uma plataforma exclusiva de renegociação.
Depois do pagamento da dívida, a baixa dos valores vai ser feita pelos credores junto aos birôs de crédito (SPC e Serasa, por exemplo), podendo ser acompanhada através da plataforma.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.