Saiba mais detalhes sobre o processo para entrar no programa Bolsa Família e antecipação de pagamentos feitos neste mês de maio
Semanas atrás, o Governo Federal anunciou que retomaria em breve os pagamentos de uma nova rodada do Bolsa Família. Essa decisão beneficiará pessoas em situação de vulnerabilidade que desejam aumentar suas chances de participar do projeto social.
+ Atenção! Motoristas de aplicativo anunciam que vão parar; já se prepare antes
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de não haver inscrição direta para o recebimento do Bolsa Família, algumas práticas podem ser adotadas pelos cidadãos para aumentar suas chances de seleção no programa de transferência de renda do Governo Federal. Embora não garantam a entrada, essas práticas podem aproximá-los da seleção.
A importância do CadÚnico
Uma dica valiosa é se inscrever no CadÚnico do Governo Federal, um sistema que reúne informações de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O governo federal gerencia esse sistema, mas a responsabilidade pela seleção é das prefeituras de cada cidade.
+ ALERTA! Seu automóvel não pode mais ser apreendido em blitz de trânsito
LEIA TAMBÉM!
Assim, é crucial que o indivíduo entre em contato com sua gestão municipal para entender como o sistema funciona em sua região. Geralmente, o processo de entrada no CadÚnico ocorre nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
Algumas pessoas tentam mentir ou omitir informações ao se inscrever no CadÚnico, acreditando que isso aumentará suas chances de seleção. No entanto, essa prática não é aconselhável, já que mentir em um documento oficial pode ser considerado um crime. Além disso, o cidadão pode perder a chance de ser selecionado se o Ministério do Desenvolvimento Social identificar inconsistências nos dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Atacante do Fortaleza vira alvo do Grêmio; multa rescisória já teria acerto
Para quem já tem inscrição ativa no CadÚnico, a dica é manter o perfil atualizado. Em geral, o Cadastro precisa ser atualizado a cada dois anos ou sempre que ocorrer uma mudança na estrutura familiar, como uma morte, um nascimento ou uma alteração de endereço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Programa Bolsa Família atende milhões de brasileiros (Foto: Reprodução)
Isso também é válido para pessoas que já participam de programas sociais como o Bolsa Família. Manter as informações atualizadas ajuda o governo a entender as necessidades da família e a desenvolver políticas públicas de apoio.
Para ser selecionado para o Bolsa Família, o cidadão precisa ter um cadastro ativo e atualizado no CadÚnico e uma renda per capita de até R$ 218.
Antecipação do pagamento em maio
As famílias beneficiárias do programa Bolsa Família já podem conferir a data de pagamento de maio. Os repasses ocorrerão pela Caixa Econômica a partir do dia 18, de acordo com o último número do NIS (Número de Identificação Social) dos beneficiários.
O Governo Federal autorizou a liberação do pagamento no sábado para aqueles que iriam receber na segunda-feira. Dessa forma, os participantes com NIS final 3 e 8 receberão dois dias antes do previsto no calendário oficial.