Nos Tempos do Imperador: Bebê morta da princesa Isabel virou múmia guardada por anjo

03/12/2021 às 10h30

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Nos Tempos do Imperador: Princesa Isabel vive drama para engravidar (Foto: Reprodução)

Para realizar o sonho de ser mãe, o drama da princesa Isabel (1846-1921) foi muito maior na vida real do que é mostrado em Nos Tempos do Imperador. Além de muitas simpatias e loucuras, a monarca se submeteu a um tratamento de fertilidade em Portugal, onde engravidou pela primeira vez e deu à luz Luísa Vitória, que nasceu morta. A criança foi embalsamada e enterrada sob uma estátua de anjo.

+Quanto Mais Vida, Melhor!: Joana dribla Guilherme e se alia a Rose; saiba mais

A novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão mistura realidade com ficção para contar uma das maiores tragédias da família imperial do Brasil. Isabel (Giulia Gayoso) chega até a ter inveja da irmã, a princesa Leopoldina (Bruna Griphao), por dar um neto a dom Pedro II (Selton Mello) antes que ela.

+Simone se manifesta após ser acusada de fazer jejum sexual: “Bem alimentado”

Isabel não chegou a pensar em adoção, como é sugerido no folhetim das seis da Globo, mas ela atravessou o Atlântico para conseguir dar um herdeiro ao trono do país. Incentivada pela tia Francisca (1824-1898), ela foi fazer um longo tratamento de fertilidade na Europa, mais precisamente em Portugal, que viria a dar algum resultado apenas em 1874.

LEIA TAMBÉM:

Além de delicada, a gravidez de Isabel se tornou um risco por causa de uma lei de 1824, que obrigava o futuro imperador do Brasil a ter nascido em território nacional. Os médicos alertaram a princesa que viajar pelo oceano, sem nenhum cuidado pré-natal, poderia ser fatal ao bebê.

Princesa Isabel viveu drama para engravidar (Foto: Reprodução)

Princesa Isabel viveu drama para engravidar (Foto: Reprodução)

Isabel foi obrigada a voltar imediatamente ao Brasil, apesar de Pedro implorar ao Conselho de Ministros que impusesse uma brecha na lei. Segundo os documentos reunidos pelo historiador Paulo Rezzutti, a herdeira do trono chegou a escrever uma carta à família para pedir orações antes de embarcar de volta ao país.

 

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.