O debate sobre gordofobia foi levantado por Tiago Abravanel no BBB 22, durante uma conversa com colegas, onde ele explica que a palavra “gordo” é usada de forma negativa, mas que na realidade, estar acima do peso não significa necessariamente que a pessoa não é saudável.
+BBB 22: Naiara Azevedo, com incentivo de Tiago Abravanel, bola plano para se vingar de Jade Picon
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Gordo não significa falta de saúde. Ainda existe uma questão em relação a isso. Preguiça, nojo, várias dessas coisas, a sociedade associa à gordura. A gente precisa desconstruir isso. E não quer dizer que sou a favor da obesidade, isso vai além da forma física”, disse Tiago Abravanel sobre a gordofobia na ocasião.
Segundo o psiquiatra Jairo Bouer, questionado pelo site Notícias da TV, a questão vai além da aparência e é preciso muito mais que apenas olhar para um paciente para determinar sua saúde.
BBB 22: Tiago Abravanel fala sobre gordofobia (Foto: Reprodução)
LEIA TAMBÉM!
“Se você pensar na comunidade médica de uma forma geral, aprendemos na faculdade que obesidade, por exemplo, pode colocar a pessoa em situações de risco e até comprometer. Pode trazer prejuízos para o coração, cérebro e vasos sanguíneos. Ela é entendida hoje como um processo inflamatório global e pode fazer mal para sua saúde. Da mesma forma, a magreza excessiva é ruim para saúde”, aponta o médico.
Medicinalmente, uma pessoa é considerada obesa quando seu IMC (Índice de Massa Corporal) está acima de 30 kg/m², sendo 25 kg/m² a classificação para pessoas com excesso de peso. Para obter esses números, é necessário fazer uma consulta com um especialista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+BBB22: Jade Pion é a nova líder e Naiara está no paredão
“O sobrepeso vai ficar nessa faixa intermediária. O indivíduo que está acima do peso, mas tem uma alimentação saudável, atividade física regular, dorme bem, maneja bem seu estresse, é um indivíduo que pode ser muito mais saudável do que outro que está muito magro, dorme mal, come mal e é estressado pra caramba”, destaca Bouer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O médico ainda ressalta o body shaming (ridicularização do corpo, em tradução livre), termo utilizado para o julgamento a alguém por causa do corpo. Atitudes e falas desrespeitosas podem causar sérios danos ao psicológico do indivíduo.
“Nesse sentido, a frase do Tiago pode ser entendida que não necessariamente o corpo gordo é igual a um que está doente. Tem todo esse movimento do body shaming que trabalha isso, uma forma de desconstruir que o corpo saudável e belo é apenas o magro. Não é assim. Você pode estar acima do peso e ser uma pessoal belíssima, desejada e desejável”, conclui Jairo Bouer.