Notícias

Bancos voltam a oferecer consignado do BPC; confira os juros

Notas de dinheiro (Foto: Reprodução/Internet)

Notas de dinheiro (Foto: Reprodução/Internet)

Cinco bancos já voltaram a oferecer o serviço

Alguns bancos voltaram a ofertar empréstimos consignados do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pelo menos cinco deles, outros dois se preparam para retomar a linha e um ainda avalia a liberação do crédito.

Para resumir, o STF decidiu que o empréstimo para os beneficiários do BPC é constitucional. Entre os bancos que já estão ofertando a opção, estão os seguintes: Itaú Unibanco, Banco do Brasil, C6, Bradesco e Mercantil. Já a Caixa Econômica Federal afirmou que está realizando as adequações necessárias para a retomada do serviço, assim como o Pagbank.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao fazer o empréstimo consignado, os beneficiários podem comprometer até 30% da sua renda com o empréstimo pessoal e mais 5% com o cartão de crédito ou saque, assim, os juros vão ser controlados pela responsável pela Previdência Social por meio do CNPS.

+ Grande chance: Serasa emite comunicado para quem tem o nome sujo e deseja regularizar com descontos incríveis

A modalidade vai ser disponibilizada para aposentados e pensionistas que recebem o BPC. Com as regras, os bancos têm a liberdade para escolher se querem ou não ofertar o empréstimo para a produção. Sem falar que eles podem deixar de ofertar ou passar a oferecer a possibilidade quando acharem conveniente.

LEIA TAMBÉM!

Já em relação aos juros eles podem ser menores que os definidos pelo INSS, mas, não podem ser maiores. Segundo o instituto, as taxas máximas são de 1,91% ao mês para empréstimo pessoal consignado e de 2,83% ao mês para cartão.

O pagamento do empréstimo solicitado pode ser realizado em até 84 parcelas, ou seja, o beneficiário vai ter até sete anos para pagar. Já nos bancos, os juros cobrados estão variando entre 1,70% a 1,91% ao mês para empréstimo pessoal, com comprometimento máximo de R$ 396 do benefício do cidadão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para especialistas, o tipo de crédito traz uma grande preocupação, já que ele está sendo ofertado para uma parcela vulnerável financeiramente. Mas, em contrapartida, a medida é uma forma de incluir a população no crédito controlado, que limita o endividamento.

+ Atenção: Integrantes do Bolsa Família são convocados para retirar parcelas ‘esquecidas’; veja

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possuem direito ao empréstimo os idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência, cuja a família tenha renda per capita de 330 reais e receba o BPC.

As instituições que estão participando da modalidade e suas respectivas taxas de juros no empréstimo pessoal são as seguintes:

Banco do Brasil: 1,76% a 1,89% ao mês;
Itaú Unibanco: 1,91% ao mês;
Mercantil: 1,91% ao mês;
PagBank: 1,70% ao mês;
C6: 1,91% ao mês;
Caixa Econômica Federal: 1,70% ao mês.

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Sair da versão mobile