As instituições financeiras vão encerrar serviços que tiveram 59 milhões de operações no ano passado, segundo o Banco Central
O PIX transformou o modo das pessoas realizarem pagamentos desde sua chegada, em março de 2021. Com isso, tornou-se a transação mais utilizada no mundo, perdendo somente para a o sistema análogo da Índia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com essa nova operação os bancos que são filiados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), decidiram que os deixaram de oferecer os serviços de DOC e TEC a partir do ano que vem.
Bancos vão acabar com algumas formas de pagamento (Imagem Reprodução Internet)
O Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência especial de Crédito (TEC) permitem que as pessoas possam transferir até R$4.999,99.
LEIA TAMBÉM!
Os usuários poderão utilizar essas operações até as 22 horas do dia15 de janeiro de 2024. E os pagamentos nessa modalidade poderão estar agendados até 29 de fevereiro de 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entretanto nada foi especificado sobre o TED, Transferência Eletrônica direta.
Segundo o Presidente do FEBRABAN, Issac Sidney, após o aparecimento do PIX, as pessoas deixara de utilizar as outras formas de pagamento, uma vez que o PIX é mais vantajoso, por ser gratuitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil (Imagem Reprodução Internet)
Além do dinheiro ficar disponível na conta dos destinatários na mesma hora, enquanto no DOC após um dia a ordem de transferência no banco e no TEC somente ao final do dia da ordem.
Um levantamento realizado pelo Banco central, as operações financeiras mais utilizados no Brasil no ano passado foram: Pix: 24 bilhões de operações; Cartões de crédito: 18,2 bilhões de operações; Cartões de débito: 15,6 bilhões de operações; Boletos: 4 bilhões de operações; Transferências via TEC: 1,01 bilhão de operações; Cheques: 202,8 milhões de operações; Transferências via DOC: 59 milhões (3,7% do total).