REEMBOLSO: Bancos correm contra o tempo para fazer DEVOLUÇÃO de cobrança de TARIFAS indevidas

12/06/2023 às 9h01

Por: Gustavo Melo
Cliente usando caixa eletrônico de banco (Foto: Reprodução/ Internet)
Cliente usando caixa eletrônico de banco (Foto: Reprodução/ Internet)

Na última semana, uma pulicação via Twitter da influenciadora digital, Nath Finanças, muita gente está antenada de que os bancos devem devolver as tarifas cobradas de forma indevida dos seus clientes, ou seja, podem ser reembolsados das tarifas já pagas.

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A influenciadora ensinou aos seus seguidores como eles podem se ausentar de tarifas futuras cobradas pelos bancos e ter o ressarcimento legal das tarifas que foram cobradas indevidamente no passado pelas instituições.

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Cliente fazendo os cálculos com extratos de conta bancária em relação a tarifas (Foto: Reprodução/ Internet)

Cliente fazendo os cálculos com extratos de conta bancária em relação a tarifas (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo informações divulgadas no perfil de Nath Finanças, há uma resolução do Banco Central que determina que as instituições bancárias devem ofertar o acesso aos serviços essenciais do banco de maneira gratuita, ou seja, sem cobrar taxas.

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De acordo com a influencer, os bancos devem dar o acesso básico aos serviços do banco sem cobrança de taxas,  que muitos bancos não fazem, gerando uma corrida contra o tempo para que estas instituições se regularizem diante dos clientes e devolvam, se solicitado, o que já foi pago.

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Se o cliente não tiver sido devidamente informado da existência do pacote, terá o direito pertinente de fazer o pedido do reembolso das tarifas já pagas às instituições, em relação a limite de saques gratuitos ao mês nos caixas eletrônicos, consultas realizadas via internet, quaisquer serviços realizados eletronicamente, conta poupança, dentre outros.

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Bancos correm contra o tempo para acertar o passo com clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

Bancos correm contra o tempo para acertar o passo com clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

Caso o cliente não tenha sido informado sobre a gratuidade de serviços essenciais e foi cobrado indevidamente, deverá entrar em contato primeiramente com o banco para o ressarcimento das tarifas, através dos canais de atendimentos oferecidos pela instituição bancária, seja telefone, chat ou presencial na agência.

No contato realizado, o cliente deverá alegar que não tinha o menor conhecimento em relação ao pacote de serviços essenciais e solicitar o reembolso das tarifas já cobradas na conta, não havendo possibilidade do banco dificultar ou negar o estorno dos valores.

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Como pedir o estorno de tarifas se o banco não acatar o pedido?

Se o banco não der o respaldo necessário ao cliente e não cumprir a lei determinada, a segunda medida a ser tomada seria registrar uma denúncia e reclamação formal junto ao Banco Central, além de se recomendar acionar o Reclame Aqui e o Procon contra o banco.

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

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