Crise à vista! Banco Santander enfrenta possível perda bilionária

19/06/2023 às 23h30

Por: Hudson William
Fachada de uma agência do Banco Santander (Foto: Reprodução/Internet)
Fachada de uma agência do Banco Santander (Foto: Reprodução/Internet)

Banco Santander pode enfrentar perdas bilionárias após decisão do STF

O Banco Santander está enfrentando um revés potencialmente significativo devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil. De acordo com essa decisão, o banco pode ser obrigado a reverter uma provisão que anteriormente tinha aumentado seu resultado em R$4,2 bilhões.

+ Reviravolta! Fluminense descarta demissão de Fernando Diniz e aposta em revirada no desempenho

O caso gira em torno da incidência do PIS (Programa de Integração Social) e da COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) sobre a receita financeira de 1998 a 2014, de acordo com a Lei 9.718/1998.

Esta lei estabelece que esses impostos devem ser calculados com base no faturamento das empresas. O valor devido pelo Santander, de acordo com as alegações, pode chegar a R$4,5 bilhões.

+ Encontro decisivo! Duílio e diretor esportivo se encontram para acertar negociação bombástica

LEIA TAMBÉM:

O Santander afirma que, após a publicação da Lei 12.973/2014, que alterou a legislação anterior, começou a recolher integralmente o PIS e a COFINS, eliminando assim qualquer controvérsia futura.

Banco Santander pode sofrer perda financeira

Banco Santander pode sofrer perda financeira (Foto: Reprodução/Internet)

Decisão do STF pode impactar resultados futuros do banco

No entanto, o analista Marco Barbosa, da Mirae Asset, acredita que o banco terá que constituir novamente suas provisões fiscais após a decisão do STF.

Ele também observou que outros seis dos principais bancos do país aderiram ao Programa de Recuperação Fiscal da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para evitar litígios judiciais.

+ Confira o único carro da Toyota que ficou mais barato com MP do governo federal

A filial brasileira do Banco Santander, que tem sede em São Paulo, iniciou suas operações em 1982. Ela faz parte do Grupo Santander, que é o principal conglomerado financeiro da Zona do Euro. A decisão do STF pode ter um impacto significativo nos resultados futuros do Santander.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.