Contatam no Acesso: O Banco do Brasil, reconhecido como uma das principais instituições financeiras do país, emitiu um comunicado crucial para todos os seus clientes com contas-correntes ou poupanças.
De acordo com o especialista Saulo Moreira, do site Revista dos Benefícios, em resposta ao crescente número de golpes que envolvem softwares de acesso remoto, o banco está alertando seus clientes sobre os sinais de alerta e as práticas recomendadas para se proteger contra esses crimes cibernéticos.
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Compreendendo os golpes com softwares de acesso remoto
Os golpes que empregam softwares de acesso remoto estão se tornando cada vez mais frequentes no setor bancário brasileiro. Neste tipo de fraude, os criminosos se fazem passar por funcionários do banco ou de outras entidades financeiras e contatam as vítimas, normalmente via telefone.
Utilizando um discurso convincente e técnicas de engenharia social, eles persuadem as pessoas a instalar um software que dá acesso remoto ao computador ou smartphone da vítima. Assim, eles ganham controle total do aparelho e acesso a informações confidenciais, como os dados bancários.
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Principais Sinais de Alerta do Banco do Brasil
O Banco do Brasil alerta seus clientes sobre sinais que devem levantar suspeitas, tais como:
- Ligações não solicitadas: Seja cauteloso com contatos telefônicos inesperados, especialmente se houver pedidos para instalar softwares;
- Solicitação de instalação de software: Não instale programas ou aplicativos por solicitação de terceiros, mesmo que afirmem ser funcionários do banco;
- Pressão para agir rapidamente: Golpistas frequentemente criam uma urgência falsa para induzir ações precipitadas;
- Pedidos de informações pessoais: Evite fornecer dados pessoais, como senhas e números de cartões de crédito.
Medidas de Proteção Recomendadas
Para evitar esses golpes, o Banco do Brasil recomenda aos seus clientes:
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Desconfiar de contatos não solicitados: Não compartilhe informações pessoais nem instale softwares quando contatado por supostos funcionários do banco. Confirmar a identidade do contato: Em caso de dúvida, contate diretamente a central de atendimento do Banco do Brasil.
Atualizar o software de segurança: Mantenha antivírus e sistemas operacionais atualizados em seu computador ou smartphone. Evitar links e aplicativos suspeitos: Não acesse links nem baixe aplicativos de origens duvidosas para proteger seu dispositivo contra malwares.
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