Insegurança: Quebra de grande banco deixa clientes muito preocupados com seu dinheiro depositado

08/05/2023 às 8h55

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
SAIU A LISTA: VEJA quem irá ganhar mais de R$ 750 em NOVO programa social(Foto: Reprodução)

No último dia 02 de maio, foi confirmada a venda do First Republic Bank, dos Estados Unidos, que seria o quarto banco no país a quebrar desde março de 2023.

+A triste falência de um dos maiores portais do Brasil e a demissão em massa com notícia

Com as instituições bancárias em crise atual, os cidadãos americanos estão muito preocupados com suas economias depositadas em determinados bancos.

+Nubank proíbe tirar Print em App, mas há uma maneira rápida e fácil de resolver isso que você precisa saber

Acontece que quase metade dos clientes adultos dos Estados Unidos, tem incertezas e inseguranças quanto ao seu dinheiro confiados aos bancos norte-americanos, em vista ao que vem acontecendo.

LEIA TAMBÉM:

Cidadãos americanos preocupados com seu dinheiro depositado na porta de banco

Cidadãos americanos preocupados com seu dinheiro depositado na porta de banco (Foto: Reprodução/ Justin Sullivan / Getty Images)

Os dados foram revelados pela empresa de pesquisas, Gallup, que mostrou o impacto que as quebras dos bancos tem gerado em seus clientes, ou em outras pessoas que usam qualquer serviço bancário para confiar suas economias financeiras.

+Alerta: Caixa libera saque de até 2,9 mil reais a partir de hoje (8/05) e essa pode ser sua salvação

A pesquisa teve como objetivo principal, analisar o nível de preocupaão do cidadão americano em relação à segurança de seu dinheiro depositado em bancos e outras instituições financeiras, e os resultados foram impressionantes.

De acordo com a pesquisa feita com exclusividade pela Gallup com cidadãos norte-americanos, 19% deles estão Muito Preocupados; 29% estariam Moderadamente Preocupados; 30% ficaram Não Muito Preocupados e 20% deles, Nem um Pouco Preocupados.

+Aviso: Falência de banco famoso aciona importante alerta na população e você precisa saber

Apesar da crise que os bancos vem sofrendo por lá, só um pouco mais da metadade da população entrevistada estaria preocupada com seus valores confiados às instituições bancárias e financeiras, outra boa parte, ainda dá seu voto de confiança aos bancos.

O Silicon Valley Bank foi o banco que quebrou e gerou a atual crise nas instituições bancárias americanas

O Silicon Valley Bank foi o banco que quebrou e gerou a atual crise nas instituições bancárias americanas (Foto: Reprodução/ CNN)

Vale lembrar que a última grande crise financeira global, que também aconteceu a partir dos Estados Unidos, foi no ano de 2008. Naquela época, a empresa de pesquisas Gallup também fez uma pesquisa de mercado bem similar.

Naquele tempo, há 15 anos, 45% da população adulta norte-americana se mostrou preocupada de maneira grande ou moderadamente, com seu dinheiro confiado aos bancos, portanto, são 3 pontos percentuais a menos que na atualidade, que chega a 48%, de acordo com a nova pesquisa diante do cenário atual.

+Trabalha Home Office? Então SE ATENTE: empresas serão OBRIGADAS a fazerem isto pelos seus funcionários

Vale destacar que esta nova pesquisa foi feita entre os dias 03 e 25 de abril, antes mesmo da quebra atual do First Republic Bank, que foi anunciada em 02 de maio.

Naquela época, a quebra do Silicon Valley Bank (SVB), que seria o banco que teria ocasionado na atual crise, já tinha dado certo impacto ao público que foi ouvido na pesquisa.

Qual era a influência do First Republic Bank?

First Republic Bank era um banco comercial e provedor de serviços de gestão de patrimônio com sede em São Francisco, cidade da Califórnia. Ele atendia a indivíduos de alto patrimônio líquido e operava 93 escritórios em 11 estados, com sedes em Nova York, Califórnia, Massachusetts e Flórida.

Fachada de um dos 93 escritórios do First Republic Bank

Fachada de um dos 93 escritórios do First Republic Bank (Foto: Reprodução/ Internet)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.