Banco Central tem aviso importante para os brasileiros que precisam de empréstimo; Saiba o que aconteceu
25/07/2023 às 12h30
Devido ao cenário atual do Brasil, o Órgão decidiu alertar as pessoas que pensam em pegar dinheiro nos bancos esse ano
Devido o cenário econômico do país, o Banco Central fez um comunicado para quem planeja pedir empréstimos esse ano, principalmente sobre a taxa Selic.
+Durante Domingão com Huck, Xuxa chama Marlene Mattos de bruxa e empresária responde
De acordo com o estimado, o volume de crédito bancário está previsto para crescer 7,7% neste ano, superando a previsão anterior de 7,6% divulgada em março.
Esses valores foram retirados do Relatório de inflação do Banco central, que analisa o cenário macroeconômico, além dos dados do mercado de crédito.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
A taxa Selic, são os juros básicos da economia do país e nesse ano teve um aumento, o que levou ao desaceleramento do crédito, como parte de um ciclo de aperto monetário.
Queda da inflação
Mesmo com a queda da inflação e a pressão do Governo para a diminuição da taxa, a Selic se manteve em 13,75%, conforme foi decidido pela Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
A Selic é utilizada para controlar a inflação, que torna o crédito mais caro e controla a poupança para conter o investimento da demanda aquecida e os efeitos da inflação.
A projeção realizada para esse ano é de aumento 9% para as pessoas físicas e redução de 6% para pessoas jurídicas para a modalidade livre, onde os bancos tem autonomia para emprestar e definir taxas.
+DEFINIDO: Lula toma decisão em relação a NOVO VALOR no mês de agosto do BOLSA FAMÍLIA; confira
Para o crédito direcionado, onde o governo que direciona as regras espera-se um crescimento de 11% para pessoas físicas e manutenção em 7% para pessoas jurídicas ao longo do ano.
É possível observar que a desaceleração do crédito livre é compensando pelo aumento do crédito direcionado, isso decorreu principalmente pela maior disponibilização do crédito rural no começo do ano.
Para as pessoas jurídicas espera-se que o número de crédito direcionado se mantenha em 7% em 2023.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.