Acredite se quiser, mas as cédulas do Real, nossa moeda oficial no Brasil, podem estar com os dias contados. A novidade anunciada pelo Banco Central garantiu o desenvolvimento do Real Digital, que será a nova moeda oficial do nosso país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, a nova versão do Real, que só existirá no ambiente virtual, ou seja, não é uma moeda física como estamos acostumados, deverá ser o novo caminho futuro que levanta o questionamento popular diante do que acontecerá com a cédula tradicional de papel.
+DEFINIDO: Lula toma decisão em relação a NOVO VALOR no mês de agosto do BOLSA FAMÍLIA; confira
Com a chegada – ainda sem previsão do Real Digital – as transações acontecerão somente através dos meios digitais. O projeto piloto, que conta com a participação de diversas instituições financeiras do país junto ao Banco Central, tem prazo pra ser dada a largada ainda em setembro deste ano.
LEIA TAMBÉM!
Moeda do Brasil pode passar por transformação e se tornar Real Digital (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que a regulamentação desta nova moeda também passará pela autoridade monetária. Segundo analistas, a inclusão oficial do Real Digital não deverá acontecer tão cedo quanto se espera, mas já existe a chance.
O Real Digital não substituirá, tão prontamente, a cédula de papel, mas será apenas um complemento ao Real que já existe. Acontece que o processo de digitalização ainda não é capaz de extinguir, de uma vez, o dinheiro em espécie.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Ordem de Despejo: Rival da C&A se afunda em dívida de quase 1 milhão e vai ter que sair de shopping
É importante ressaltar que muitos brasileiros ainda preferem a tradicional nota de dinheiro em papel e ainda usam com frequência, mesmo em época das vantagens e facilidades do PIX e cartão de aproximação.
Sede do Banco Central, que planeja trazer nova moeda ao brasileiro (Foto: Reprodução/ Internet)
Quando o Real Digital chegar, isto causará um impacto positivo no mercado financeiro, desde a redução de custos, agilidade e praticidade nas transações; facilidade nas transações internacionais; estabilidade na cotação da moeda; além de maior segurança aos brasileiros.
Quando foi criado o plano Real?
O Real entrou em circulação no Brasil em 1º de julho de 1994, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A moeda mudou o cenário de uma inflação problemática no país que se estendia por muitos anos.
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) no lançamento do plano Real, em 1994 (Foto: Reprodução/ Internet)