ALERTA

Ainda tem muita GRANA: Banco Central libera R$8,5 bilhões em dinheiro esquecido; veja se você tem direito

17/08/2024 às 11h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Banco Central e dinheiro (Foto: Reprodução / Bancários de Catanduva)

O Banco Central do Brasil possui como principal função desenvolver e proteger a política monetária do país, visando à segurança da economia. Em sua atuação, o órgão visa manter o poder de compra da moeda nacional e garantir o pleno funcionamento do sistema financeiro

Chega a ser surreal pensar que milhões de reais possam estar “esquecidos” em algum lugar, esperando por seus legítimos donos. Porém, essa é a realidade revelada pelo Banco Central do Brasil (BC). De acordo com as últimas informações, nada menos que R$ 8,51 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR).

Esse sistema é também conhecido como “dinheiro esquecido”. O Sistema de Valores a Receber é um serviço oferecido pelo Banco Central do Brasil com o intuito de facilitar a devolução de valores esquecidos por pessoas físicas e jurídicas. Esse sistema engloba informações sobre quantias que ficaram “esquecidas” em várias instituições financeiras ao longo dos anos.

Isso quer dizer que mesmo como centavos ou valores mais elevados em contas que você deixou de usar e por algum motivo perdeu acesso, saiba que é possível resgatar. O primeiro passo para sacar seu “dinheiro esquecido” é verificar o Sistema de Valores a Receber de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios. Para isso, basta seguir estes passos:

  • Acesse o site oficial do SVR: https://valoresareceber.bcb.gov.br;
  • Clique em “Consulte valores a receber”;
  • Preencha os campos solicitados com seus dados pessoais ou da empresa;
  • Clique em “Consultar” para verificar se há valores disponíveis para você;
Acesse o Serviço de Valores a Receber (SVR) e veja se tem valores para resgate em contas (Fotos: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Acesse o Serviço de Valores a Receber (SVR) do Banco Central e veja se tem valores para resgate em contas (Fotos: Reprodução / Canva)

BANCO CENTRAL DECRETA FIM DO DINHEIRO EM ESPÉCIE?

De acordo com informações do portal G1, chamada de Drex, ela é a nova moeda digital do nosso país e é também, a futura substituta oficial do real. Você pode pensar que essa notícia é recente, mas saiba, que o Banco Central anunciou essa novidade em agosto de 2023. Abreviação para ‘digital real x’, a Drex veio para ficar.

E se você já está curioso para saber quando ela vai entrar em vigor, a resposta é simples. A substituta do real já está em processo de implementação e a previsão para que ela seja oficializada é para o início de 2025. Mas, não precisa se assustar, que o dinheiro físico não vai sumir de uma hora para a outra. Assim como o PIX, o Banco Central vai se preparar para colocar ela no mercado e será de forma natural.

LEIA TAMBÉM:

O próprio Banco Central, expôs um comunicado a respeito do novo empreendimento. “O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas”, declarou o Bacen.

Bom, se não bastasse a chegada da Drex, um outro fato que contribui para o fim do real é o Projeto de Lei 4068/20, que determina a extinção do papel-moeda no País. Em tramitação na Câmara dos Deputados, o texto destaca que todas as transações financeiras ocorrerão apenas em meio digital. Será permitida a posse de cédulas para fins de registro histórico. A informação é do site Portal da Câmara dos Deputados.

Drex é o Real digital - inovação vai mudar o setor financeiro do país (Foto: Reprodução/ Shutterstock/ Montagem)

Drex é o Real digital – inovação vai mudar o setor financeiro do país (Foto: Reprodução / Shutterstock)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.