URGENTE (25/07): Banco Central lança comunicado OFICIAL sobre MUDANÇA significativa no PIX – Data CRAVADA!

25/07/2024 às 9h45

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Banco Central autoriza mudanças no PIX (Foto: Reprodução / Internet)

O Banco Central do Brasil (BC) está com planos de implementar, a partir de novembro de 2024, algumas mudanças no PIX. As alterações tendem a ser significativas nas regras da transferência eletrônica em tempo real. O objetivo é conceder ainda mais segurança a quem usa essa modalidade de pagamentos.

Na última segunda-feira, 22 de julho, foi anunciado pelo Banco Central, que essas referidas mudanças vão causar impacto direto nos correntistas de instituições financeiras que usam o PIX através de celulares, tablets e até mesmo computadores.

Banco Central emite comunicado sobre dados do Pix (imagem Reprodução Internet)

Banco Central emite comunicado sobre dados do Pix (imagem Reprodução Internet)

O Banco Central anunciou que, a partir de 1º de novembro deste ano, todos os dispositivos móveis que não tiverem um cadastro prévio junto à instituição financeira, vão ter um limite reduzido para as transações via Pix, podendo enviar somente R$ 200 reais por transferência. O limite diário será de apenas R$ 1 mil reais.

Portanto, é hora de ir atrás do seu banco ou gerente e se informar de como proceder, caso utilize valores maiores do que esses por transação PIX ou por dia pela modalidade, para que não venha se sentir prejudicado. Essas novas regras não são inúteis, mas sim, de segurança redobrada para os clientes de bancos que usam dispositivos móveis.

Vale destacar que, essa medida do BC, é para aqueles correntistas que têm dispositivos móveis que nunca foram usados para fazer um PIX, por exemplo, os celulares recém adquiridos pelos consumidores. Por isso, previamente, antes de fazer o PIX no seu celular novo, computador ou tablet, ainda mais pensando em fazer transferência acima do teto anunciado, o dispositivo deverá ser cadastrado junto ao seu banco.

Banco Central emite comunicado sobre dados do Pix (imagem Reprodução Internet)

Banco Central emite comunicado sobre dados do Pix (imagem Reprodução Internet)

O objetivo principal dessa decisão no PIX se deve ao fato de fraudes, golpes, roubos e muito mais. A razão principal é para minimizar esses problemas, garantindo mais segurança ao usuário da modalidade de transferências e causando dificuldades aos criminosos que possam acessar sua conta bancária.

Em nota oficial, o Banco Central fez sua justificativo ao público: “Essa medida minimiza a probabilidade de fraudadores usarem dispositivos diferentes daqueles utilizados pelo cliente para gerenciar chaves e iniciar transações Pix”, disse o comunicado encaminhado à imprensa nacional.

LEIA TAMBÉM:

E não para por aí. O Banco Central também decretou que todas as instituições financeiras são obrigadas a adotar novas medidas de segurança, visando maior proteção aos correntistas que usam as transferências por PIX. E todos os bancos tem o mesmo prazo, até início de novembro, para implementar soluções avançadas para prevenir riscos de ações fraudulentas.

Banco Central e PIX (Foto: Reprodução / Notícias Concursos)

Banco Central e PIX (Foto: Reprodução / Notícias Concursos)

O Banco Central também e exige que, todas instituições financeiras do país, independente da bandeira, devam trazer soluções que identifiquem um comportamento atípico na conta e fora do perfil do cliente, incluindo uma verificação por, no mínimo, a cada seis meses, em casos de clientes que já tenham uma marcação de fraude no histórico.

É importante também que todas as instituições financeiras, conforme orientou o Banco Central, para que estes façam as orientações necessária aos correntistas sobre os cuidados que eles devem tomar para não caírem em golpes ou fraudes, através da disponibilização de informações periódicas dos cuidados em ambientes digitais.

Quando será lançado o PIX automático?

O Banco Central aproveitou a oportunidade para por uma data prévia para o lançamento do PIX Automático, ficando para o dia 16 junho de 2025. A nova função permitirá que as transferência habituais sejam agendadas e realizado automaticamente, sem que o usuário tenha que fazer autorizações todas as vezes para os débitos.

Thumbnail Video Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.