O Banco Central (BC) trouxe uma notícia desagradável aos brasileiros recentemente. Foi divulgado pela instituição máxima do país um fato assustados e que gera uma situação de alerta em muitos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco Central revelou que foi constatado um vazamento de dados inesperado. Foram cerca de 3 mil chaves PIX que tiveram seus códigos e números pessoais de muitos, sejam o CPF, telefone ou e-mail, que caíram na mão de criminosos.
Fachada do Banco Central (BC) – (Foto: Reprodução/ Internet)
LEIA TAMBÉM!
O PIX chegou para facilitar a vida financeira do brasileiro em relações a transações bancárias em tempo real. A modalidade de transferências em dinheiro virtual, sem cobrança de taxas, foi iniciativa criado pelo próprio Banco Central.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas como alegria de ‘pobre’ dura pouco, os criminosos virtuais usam outros meios para aplicar golpes e fraudes. Com as chaves PIX vazadas, o aumento de operações fraudulentas com o uso dos números de documentos, telefones e endereços eletrônicos, podem crescer de maneira significativa.
Chaves PIX são vazadas e BC dá dicas de segurança (Foto: Reprodução/ Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ANTECIPAÇÃO de pagamentos do Bolsa Família ATENDE total de 166 MUNICÍPIOS brasileiros; Saiba quais
Quais medidades de segurança devo tomar sobre o PIX?
De acordo com recomendações feitas pelo Banco Central, há 5 atitudes/ dicas imbatíveis para maior segurança de sua chave PIX e para evitar vazamento de dados da sua conta, dentre elas:
Manter a chave PIX em segredo;
Utilização de senhas fortes para as contas;
Verificar a autenticidade de mensagens recebidas via SMS, e-mail, etc;
Aumentar segurança de dados com autenticação em duas etapas;
Manter seu dispositivo sempre seguro com antivírus.