O Órgão relacionado ao Governo, anuncia novidades no meio de pagamento mais utilizados pelos brasileiros e seu impacto no cartão de crédito
O Pix, sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, está prestes a entrar em uma nova fase com uma mudança que prometem revolucionar a experiência dos usuários.
+João Guilherme perde a paciência após garota afirmar que é filha de Leonardo: “Achando que é festa”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o presidente do órgão, Roberto Campos Neto, uma dessas funcionalidades será a capacidade de parcelar transações, e a expectativa é que essa novidade possa, em breve, substituir modalidades de pagamento tradicionais, como o cartão de crédito, oferecendo uma alternativa mais econômica.
Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central (Imagem Reprodução Internet)
O anúncio inclui o lançamento do “Pix Garantido”, que permitirá o parcelamento de valores sem qualquer ônus adicional para o destinatário.
LEIA TAMBÉM!
Embora soluções semelhantes já estejam disponíveis em diversos bancos, a modalidade oficial ainda aguarda regulamentação por parte do Banco Central.
+Atenção: Atendimento no INSS sofrerá mudança significativa a partir do dia 23 de outubro; Confira
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No XXXIII Encontro de Lisboa, que reúne os bancos centrais dos países de língua portuguesa, Campos Neto ressaltou que a crescente popularidade do Pix pode levar a uma redução na dependência do cartão de crédito.
Ele também mencionou que as próprias empresas emissoras de cartões estão atentas a essa tendência e buscam se adaptar a ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na visão do presidente do BC, o parcelamento via Pix chegará ao mercado como um concorrente robusto para o cartão de crédito, o que pode incentivar a migração de consumidores para essa modalidade.
Banco Central autoriza mudanças no PIX (Foto: Reprodução / Internet)
+Caixa Econômica libera saque especial do FGTS para trabalhadores nos próximos dias
Além das inovações mencionadas, Campos Neto confirmou o lançamento do “Pix Automático”, uma função projetada para simplificar pagamentos recorrentes, como aluguel, serviços de streaming e mensalidades. Essa funcionalidade, semelhante ao débito automático, está prevista para ser lançada em outubro de 2024.
O presidente do Banco Central também divulgou dados impressionantes sobre o uso do Pix, com a instituição registrando um recorde de 168 milhões de transações em um único dia, demonstrando a ampla aceitação desse sistema entre o público brasileiro.