Fim dos juros: Banco Central emite comunicado com excelente notícia para quem usa cartão de crédito
22/10/2023 às 9h34
O fim do juros do rotativo pode ser decretado
Isso porque o Banco Central emitiu um comunicado com uma excelente notícia para quem usa cartão de crédito e além disso, o Governo Lula estuda colocar fim aos altos juros do rotativo (quando o cliente paga a fatura atrasado).
Acontece que a cada ano que passa, os brasileiros se tornam mais adeptos a utilizarem os cartões, tento na função débito, por não ter a necessidade de andar com dinheiro em espécie, como a de crédito.
SAIBA MAIS! Novo golpe do PIX provoca pânico em usuários ao fazer a ‘limpa’ nas contas bancárias
Isso porque o cartão de crédito possibilita a aquisição de bens duradouros com limites mais altos e que você consegue parcelar em até 12 vezes sem juros, dependendo de cada centro comercial.
Com o cartão é possível realizar compras cotidianas, como ida ao supermercado entre presentes e eletrodomésticos e até mesmo pagamento de contas de consumo.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
O Banco Central decidiu retirar as medidas que impediam a realização de transações de compras com cartões de crédito, débito e pré-pago por meio do WhatsApp no Brasil, informou a autarquia.
Até então, era possível apenas a utilização do WhatsApp para transferências de recursos entre indivíduos de acordo com informações do portal G1.
O Banco Central ainda determinou que o início das transações de pagamento por meio do aplicativo WhatsApp “deve ser comunicado pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias”, segundo comunicado.
QUAL É A NOTÍCIA EXCELENTE PARA QUEM USA CARTÃO DE CRÉDITO?
A liberação veio através da cessação completa de medidas coercitivas aplicadas à Mastercard e à Visa, que suspendiam essa modalidade no país.
Mark Zuckerberg, presidente da Meta, empresa dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, repercutiu o anúncio em publicação no Instagram, dizendo: “animado para lançar isso em breve”.
Além disso, o Banco Central, entidade ligada ao Estado e que gere a política econômica, surpreendeu ao fazer um comunicado que beneficiará os usuários de cartão de crédito. A novidade é vista como um presente aos brasileiros, que usam muito esse meio para realizarem as suas compras.
Nesse sentido, o Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad, pediu que as instituições financeiras entregassem um cronograma mostrando as causas de juros elevados no que tange o rotativo dos cartões. Além disso, os representantes dos Bancos devem se reunir com a autoridade para discussão do tema.
O objetivo é reduzir ao máximo o juros do rotativo que faz com que o cliente acabe tendo grandes transtornos ao pagar a fatura com atraso.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!