Importante: Banco Central anuncia ranking de reclamações das instituições financeiras
03/11/2023 às 10h38
A cada três meses, a autarquia divulga quais foram as reclamações mais recorrentes das instituições financeiras
O Banco Central divulgou recentemente, através do site oficial, o ranking de reclamações sobre os bancos e instituições financeiras. Esses dados são atualizados e disponibilizados a cada três meses.
+Motorista que atropelou Kayky Brito revela que Bruno de Luca o procurou e expõe diálogo
Para realizar esse levantamento, o órgão considera o número de clientes de um determinado banco e o número de reclamações recebidas no período de análise.
Com esses dados em mãos a autarquia consegue fazer um índice que vai até 15, quanto maior o índice, maior é o número de reclamações que a instituição financeira tem.
De acordo com o levantamento do terceiro trimestre do ano, esse é o ranking realizado pelo Banco Central.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
- BTG Pactual: 38,41;
- Bradesco: 29,02;
- Inter: 24,91;
- PagBank: 22,28;
- C6 Bank: 20,44;
- Santander: 15,59;
- Itaú: 15,47;
- Original: 14,60;
- Neon: 14,03;
- Caixa Econômica Federal: 11,58
+Atenção: Novo golpe do Pix está sendo aplicado; Saiba como se prevenir
As companhias citadas se referem aos conglomerados de cada uma delas. Além disso, depois da 10ª posição, os bancos passam a apresentar um índice abaixo de 10. São eles:
- Votorantim;
- Banco do Brasil;
- Mercado Crédito;
- Nubank;
- AME Digital.
Principais reclamações
Nesse ranking, o Banco central conseguiu identificar quais foram os principais motivos das reclamações dos clientes de um banco ou instituição financeiras e são esses:
- Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança;
- Cobrança irregular de tarifas;
- Oferta e prestação de informação sobre conta ou serviço de forma inadequada;
- Débito em conta não autorizado pelo cliente;
- Transações não reconhecidas pelo titular da conta;
- Insatisfação com a resposta recebida da instituição referente à reclamação no BC;
- Abertura de conta de pagamento sem documentação necessária ou falsa;
- Pix – dificuldade para solicitar ou realizar devolução.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.