Tome cuidado sempre que for comprar azeite no supermercado
Tome bastante cuidado ao comprar azeite de oliva, pois, aparentemente perfeito nas prateleiras dos supermercados, você pode na verdade estar caindo em um golpe e comprando ‘gato por lebre’.
Acontece que o mercado está sendo inundado por azeite falso que engana até mesmo os olhos mais treinados. Em uma recente operação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi revelado um esquema de fraude que pode fazer com que você repense as suas escolhas na hora de comprar o produto tão valorizado na culinária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E o caso mais recente ocorreu no litoral do Paraná, onde mais de 9 mil garrafas de suposto azeite de oliva extravirgem espanhol foram apreendidas em um supermercado. Depois de análises realizadas pelo Laboratório de Magnética Nuclear da UFPR, foi descoberto que o conteúdo das garrafas na verdade era óleo de soja.
E o detalhe bastante alarmante é que essas garrafas eram vendidas a 29,99 reais cada, um preço bastante elevado se comparado com o valor real do óleo de soja, que custa menos de 10 reais por garrafa.
LEIA TAMBÉM!
E essa, vale dizer, não é a primeira vez que o Mapa se depara com esse tipo de fraude. No mês de novembro, foram apreendidas 6 mil garrafas de azeite falso em São Paulo. Os eventos destacam uma tendência preocupante de falsificação, em especial com o aumento do preço do azeite de oliva no mercado.
Os agentes do ministério desconfiaram da autenticidade do produto ao notar que as caixas usadas para armazenar as garrafas tinham inscrições em português, sem nenhuma identificação de origem espanhola. Sem falar que a presença de caixas com garrafas vazias sugeria que as mesmas estavam sendo usadas para engarrafar o azeite falso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a crescente incidência de fraudes, é crucial saber como escolher um azeite de oliva autêntico e de qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Siga as dicas:
Opte pelas marcas conhecidas;
Sempre desconfie dos preços que são muito baixos;
Leia sempre os rótulos;
Verifique a origem do produto;
Considere também a embalagem.
Azeite falsificado foi confiscado (Foto: Reprodução)