Atriz de O Rei do Gado foi vítima de grande violência: "Doloroso"

Atriz que fez Donana em O Rei do Gado foi vítima de grande violência e desabafou: “Doloroso”

22/01/2023 às 19h15

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
Atriz de O Rei do Gado falou sobre o que passou (Foto: Divulgação)

Bete Mendes fala com pesar sobre o clamor pelo retorno ao período militar

Bete Mendes é uma das caras mais conhecidas da história da Globo e, atualmente, a atriz está no ar na reprise de O Rei do Gado. Além da carreira artística, Bete também foi política, militou contra a Ditadura Militar e foi vítima de tortura na época.

+ Campeão do BBB viu a vida desandar após ir à falência e ter parte de membro amputado

A artista criticou, em novembro do ano passado, as manifestações golpistas que estavam ocorrendo no Brasil- bem antes de haver a invasão do congresso. Na novela, Bete interpreta Donana que faz par romântico com Zé do Araguaia (Stênio Garcia). Ambos são funcionários de Antônio Fagundes (Bruno Mezenga) e moram em sua fazenda.

A atriz disse, em entrevista ao site Notícias da TV, que o Rei do Gado soube se comunicar com o povo brasileiro, visto que sua personagem representa determinado tipo de mulher muito presente no país. Bete disse ainda que esta personagem foi muito importante para ela.

Debate de pautas

A personagem de Bete trazia como discussão o tema da Reforma Agrária. A respeito, a atriz se posicionou: “O MST [Movimento dos Trabalhadores Sem Terra] e o MPA [Movimento dos Pequenos Agricultores] são responsáveis por 70% dos alimentos que chegam à nossa mesa sem agrotóxicos”.

LEIA TAMBÉM:

Ela disse ainda que a Reforma Agrária traz como fatores positivos a fertilização do solo, a produção de alimentos benéficos à saúde, a preparação de agricultores e ajuda, também, a eliminar as queimadas.

Atividade nos Anos de Chumbo

A atriz foi militante na época da ditadura militar brasileira e diz que se sente muito triste ao ver pessoas que clamam pela intervenção militar novamente.

O que a mais a entristece é este sentimento vir de pessoas mais novas e, de acordo com a atriz, a responsabilidade disto deve ser atribuída ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. “É terrível, doloroso, ver como cresceu em nossa sociedade este sentimento, ação neofascista”, disparou.

Bete Mendes em publicação recente (Foto: Divulgação)

Bete Mendes em publicação recente (Foto: Divulgação)

Trajetória Profissional

A primeira vez em que Bete Mendes apareceu nas telinhas foi na TV Tupi, na série Águias de Fogo. Dois anos depois, em 1968, a atriz esteve em sua primeira novela: Beto Rockfeller- também da TV Tupi.

Depois de inúmeros trabalhos na casa- inclusive na novela A Volta de Beto Rockfeller-, Bete migrou para a Globo onde estreou na novela O Rebu. Na emissora da capital fluminense, a atriz fez inúmeros trabalhos. Dentre estes, os mais recentes foram sua interpretação de si mesma na série Os Dias Eram Assim e a novela Tempo de Amar.

Autor(a):

Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.