Atenção: Atendimento no INSS sofrerá mudança significativa a partir do dia 23 de outubro; Confira

13/10/2023 às 10h31

Por: Fernanda Zanardo
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ao mudanças no atendimento dos segurados em outubro (Imagem Reprodução Internet)

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estão prestes a adotar uma abordagem nova para servir os segurados no final deste mês.

Uma novidade significativa está no horizonte dos segurados que dependem do atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está prestes a realizar testes destinados a modernizar seus serviços.

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Agência do INSS sofrerao mudanças no atendimento dos segurados (Imagem Reprodução Internet)

ao mudanças no atendimento dos segurados (Imagem Reprodução Internet)

O projeto-piloto está agendado para ser lançado a partir do dia 23 de outubro. Nesse contexto, duas agências localizadas em São Paulo foram escolhidas como locais de teste.

No último dia 10 de outubro, profissionais da autarquia participaram de testes que avaliam as interações que o futuro modelo do INSS trará ao público. Isso faz parte da penúltima etapa do projeto “Modernização, Inovação e Fortalecimento Institucional do INSS”.

Essa foi a terceira de quatro etapas planejadas para o desenvolvimento da iniciativa. Os testes abrangeram solicitações de perícia médica e avaliação social realizadas remotamente, bem como serviços de autosserviço em totens, WhatsApp e atendimento presencial nas agências.

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A quarta fase envolverá a implementação do sistema em duas unidades em São Paulo. Essas unidades estão localizadas em Mauá e na capital paulista, em Santo Amaro. Portanto, as agências do INSS nessas localidades receberão o modelo piloto de atendimento presencial entre os dias 23 e 27 de outubro.

Sobre o projeto de modernização

Uma consultoria da KPMG entrevistou mais de 3.600 pessoas, das quais 3.279 foram entrevistadas remotamente, e outras 353 participaram de pesquisas de campo.

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ao mudanças no atendimento dos segurados (Imagem Reprodução Internet)

ao mudanças no atendimento dos segurados (Imagem Reprodução Internet)

Isso resultou em um diagnóstico do atendimento do INSS em 58 cidades nas cinco regiões do Brasil. Como resultado, o novo modelo de atendimento está em desenvolvimento desde novembro de 2022.

O objetivo é simplificar os serviços prestados pelo órgão. O projeto visa resolver problemas identificados na consultoria, como a falta de entendimento sobre direitos previdenciários e a necessidade de melhorar os canais de interação com a população.

 

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

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