Embora muitas pessoas não saibam, ‘negativados‘ é o termo que se utiliza para explicar a situação do consumidor, seja pessoa física ou empresa, que tem uma ou mais dívidas pendentes e, por conta disso, ficou com restrições em seu nome. Isso acontece quando você deixa de pagar um boleto, por exemplo. No entanto, isso não significa que você sempre terá restrições e ficará com essa dívida, e é sobre isso que nós vamos falar.
Atlético-MG vai atrás de Gustavo Scarpa e inicia conversas sobre contratação para 2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante entender, que para isso acontecer, a empresa credora precisa inscrever o nome e o CPF ou CNPJ do cliente devedor em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, SPC, Boa Vista e Quod. Contudo, esta inscrição só costuma acontecer depois de 30 dias que o débito estiver em aberto e antes de negativar o consumidor, as empresas costumam enviar avisos informando sobre a ‘dúvida’.
Suárez conquista bônus de R$ 520 mil e torcedores do Grêmio imploram pela permanência do craque
Isso porque a pessoa pode apenas ter perdido o boleto ou esquecido daquela conta, o que acontece bastante. Além disso, esses avisos são obrigatórios, assim, o consumidor sempre saberá antes se o seu nome ficará sujo e ficará no famoso ‘negativo’ ou não.
LEIA TAMBÉM!
Bomba! Botafogo surpreende e decide tirar Lúcio Flávio do cargo de técnico
NEGATIVADOS PODEM SACAR ATÉ 3 MIL REAIS PELA CAIXA
Landim derruba adversários, fecha negócio surreal no Flamengo e deixa torcida chocada
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo assim, hoje em dia, uma grande parte da população brasileira encontra-se em situação de inadimplência. De acordo com algumas pesquisas, são mais de 70 milhões de brasileiros que estão com dívidas ativas. O que pode gerar diversas consequências negativas, especialmente no que diz respeito às restrições financiamento, de empréstimos e de crédito.
Andrés Rueda se dá mal em contratação importante e vê atacante fechar com novo clube
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, os brasileiros que estão negativados ainda podem contar com algumas oportunidades disponíveis no mercado que permitem que eles consigam solicitar empréstimos mesmo assim. Esse é o caso de um saque disponível por meio da Caixa Econômica Federal, e que pode ser até mesmo solicitado pelo Caixa Tem.
Caixa Econômica Federal ajuda negativados (Foto: Reprodução)
Ainda que seja possível, é necessário destacar que o saque de até R$ 3 mil está disponível por meio do programa do SIM Digital, conhecido também como a Simplificação do Microcrédito Digital. Essa é uma modalidade que permite os brasileiros solicitarem um dinheiro extra, mesmo fazendo parte dos ‘negativos’, para investirem em seus próprios negócios, sendo necessário que essa seja a justificativa para o saque.
Mano Menezes toma decisão final e isso deve afetar diretamente grande ídolo do Corinthians
Além disso, a taxa de juros aplicada também é diferente, sendo de 1,95% ao mês para pessoas físicas e de 1,99% para quem é MEI.