Esses produtos são ilegais e podem gerar multas e dor de cabeça para os donos dos carros segundo o Código de Trânsito Brasileiro e você precisa saber
É uma prática comum entre os proprietários de carros querer personalizar o veículo, porém é necessário se atentar às leis do Código de Trânsito Brasileiro para saber se o acessório escolhido é permitido no país, caso contrário, pode gerar multas.
+LUTO! Ex-Big Brother morre após cirurgia para aumento dos glúteos
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acessórios que são proibidos nos carros (Imagem Reprodução Internet)
Importante ressaltar que esses produtos ilegais geram multas de R$195,23 e cinco pontos na carteira do motorista que for pego com a irregularidade, além da apreensão do veículo até a regularização.
Existem algumas alterações que precisam ser autorizadas, caso saiam do modelo original do veículo, é o caso de rebaixar a suspensão do carro.
LEIA TAMBÉM!
Essa modificação, assim como outras, exige a emissão do CSV (Certificado de Segurança do Veículo), expedido mediante vistoria por instituição técnica credenciada. A emissão do novo documento é necessária, pois essa alteração passa a constar lá, no campo de observação.
+Terror dos postos de combustível: Nova Lei vai beneficiar os condutores de veículos no país
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acessórios proibidos
- Engate em carros que não são capazes de realizar tração de veículos: apesar de ser um acessório bem popular, não são todos os carros que podem colocar, caso o carro não seja capaz de tracionar outro veículo e tenha o engate, é passível de multa, que resulta em pontos na CNH e apreensão do veículo;
- Película G5: as películas são bem comum para dar mais privacidade e reduzir o calor, mas a legislação obriga que os veículos tenham nos vidros dianteiros e para-brisa a visibilidade de 70%. A G5 tem apenas 5% de visibilidade, que também resulta em multa, pontos na carteira e retenção do veículo.
Acessórios que são proibidos nos carros (Imagem Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Envelopar o carro: para o uso desse acessório é necessário atualizar o documento do veículo. Conduzir o carro de cor diferente do documento é considerada infração grave e pode culminar na apreensão do veículo.
- TV visível para o motorista: ter uma central multimídia, porém a legislação proíbe que a TV esteja visível para o motorista com o carro em movimento.
- Faróis de xenônio não originais: esse acessório é ilegal, caso não seja original, são proibidas, desde que o equipamento não original tenha sido instalado antes de uma determinada data. Caso esteja fora da data é passível de multa e apreensão do veículo.