Atenção motoristas: Confira os acessórios ilegais que podem gerar multas aos brasileiros
06/09/2023 às 11h15

Esses produtos são ilegais e podem gerar multas e dor de cabeça para os donos dos carros segundo o Código de Trânsito Brasileiro e você precisa saber
É uma prática comum entre os proprietários de carros querer personalizar o veículo, porém é necessário se atentar às leis do Código de Trânsito Brasileiro para saber se o acessório escolhido é permitido no país, caso contrário, pode gerar multas.
+LUTO! Ex-Big Brother morre após cirurgia para aumento dos glúteos

Acessórios que são proibidos nos carros (Imagem Reprodução Internet)
Importante ressaltar que esses produtos ilegais geram multas de R$195,23 e cinco pontos na carteira do motorista que for pego com a irregularidade, além da apreensão do veículo até a regularização.
Existem algumas alterações que precisam ser autorizadas, caso saiam do modelo original do veículo, é o caso de rebaixar a suspensão do carro.
Essa modificação, assim como outras, exige a emissão do CSV (Certificado de Segurança do Veículo), expedido mediante vistoria por instituição técnica credenciada. A emissão do novo documento é necessária, pois essa alteração passa a constar lá, no campo de observação.
Leia também:

Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar

Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular

Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
+Terror dos postos de combustível: Nova Lei vai beneficiar os condutores de veículos no país
Acessórios proibidos
- Engate em carros que não são capazes de realizar tração de veículos: apesar de ser um acessório bem popular, não são todos os carros que podem colocar, caso o carro não seja capaz de tracionar outro veículo e tenha o engate, é passível de multa, que resulta em pontos na CNH e apreensão do veículo;
- Película G5: as películas são bem comum para dar mais privacidade e reduzir o calor, mas a legislação obriga que os veículos tenham nos vidros dianteiros e para-brisa a visibilidade de 70%. A G5 tem apenas 5% de visibilidade, que também resulta em multa, pontos na carteira e retenção do veículo.

Acessórios que são proibidos nos carros (Imagem Reprodução Internet)
- Envelopar o carro: para o uso desse acessório é necessário atualizar o documento do veículo. Conduzir o carro de cor diferente do documento é considerada infração grave e pode culminar na apreensão do veículo.
- TV visível para o motorista: ter uma central multimídia, porém a legislação proíbe que a TV esteja visível para o motorista com o carro em movimento.
- Faróis de xenônio não originais: esse acessório é ilegal, caso não seja original, são proibidas, desde que o equipamento não original tenha sido instalado antes de uma determinada data. Caso esteja fora da data é passível de multa e apreensão do veículo.
Autor(a):
Fernanda Zanardo
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.