Todos os beneficiários do Bolsa Família devem efetuar o levantamento do auxílio em um período de até 120 dias. Dessa forma, eles previnem que o Governo Federal suspenda os pagamentos devido à inatividade. E é em virtude dessa necessidade que a prefeitura desta localidade está convocando mais de 300 pessoas para resgatar parcelas “não retiradas”.
No total, 336 indivíduos constam na relação, disponível no site da administração de Mata de São João (BA). De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), a convocação engloba beneficiários que não sacaram os valores referentes aos meses de maio a julho. Portanto, o prazo para resgatar a parcela de maio encerra em 27 de setembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme mencionado previamente, cada parcela do Bolsa Família possui um limite de validade. Além da falta de atualização cadastral, irregularidades e renda superior à declarada, a ausência de retirada também pode resultar no cancelamento dos pagamentos.
Bolsa Família convoca usuários
Mais de 300 mil famílias no Bolsa Família recebem advertências (ig.com.br)
Bolsa Família é pago a milhões de brasileiros (Reprodução/Internet)
LEIA TAMBÉM!
Quando o governo municipal anuncia a existência de parcelas “não retiradas”, os usuários devem regularizar a situação o mais rápido possível. No caso de Mata de São João, a lista não apenas apresenta os nomes dos beneficiários, mas também indica a qual mês se refere a parcela e o Número de Identificação Social (NIS).
Atualmente, além das agências da Caixa, os beneficiários do Bolsa Família têm a possibilidade de conferir informações sobre as parcelas por meio do aplicativo do programa (disponível para Android e iOS). Inclusive, aqueles que constam na lista divulgada pela Prefeitura de Mata de São João podem verificar os detalhes no aplicativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para simplificar o resgate, o governo permite a retirada do auxílio mesmo na ausência do cartão. Nesse cenário, a retirada é feita por meio do Caixa Tem (Android e iOS), no qual a pessoa deve gerar um código para sacar em um caixa eletrônico ou casa lotérica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE