As mães das novelas mais corajosas que impactaram o Brasil nos últimos anos

14/05/2023 às 7h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Dona Lurdes, Mamuska, Helena e Maria do Carmo são algumas das mães emblemáticas da TV (Foto: Reprodução / Globo / Montagem HoraDoBenefício)

Dia 14 de maio de 2023 é o Dia das Mães

E com a data especial do segundo domingo de maio, que é comemorado o Dia das Mães, o HoraDoBenefício não poderia deixar de registrar quais foram as mães das novelas mais corajosas dos últimos anos e que impactaram o Brasil.

O protagonismo feminino sempre chamou muita atenção na TV, e várias dessas personagens incríveis interpretaram mães nas telinhas.

SAIBA MAIS! Enganaram você a vida toda: Saiba qual é a VERDADEIRA função para o modo avião do celular

As mães das novelas servem de inspiração para milhares de mulheres que se identificaram ao longo dos anos com as suas prediletas.

Na lista que separamos existem mães para todos os gostos e que fizeram o possível para proteger os seus filhos, mas se uma coisa que elas têm em comum, certamente é o amor!

LEIA TAMBÉM:

Desejamos um Feliz Dia das Mães para todas as nossas leitoras mamães. Relembre abaixo as personagens que impactaram o Brasil!

HELENA – POR AMOR (1997)

Helena e Eduarda foram interpretadas por mãe e filha da vida real, as atrizes Regina e Gabriela Duarte, e talvez por isso o relacionamento entre as duas ficou incrivelmente verdadeiro na tela.

Os limites do amor de mãe e filha são testados até as últimas consequências quando, ao darem a luz no mesmo dia, Eduarda perde o bebê e Helena toma a difícil decisão de trocar em segredo o bebê morto pelo seu próprio.

A filha, então, cria o irmão pensando ser seu primogênito. A trama de Manoel Carlos conquistou o Brasil e fez com que a saga central ficasse no centro dos holofotes até o fim da novela, mostrando que Por Amor uma mãe é capaz de tudo.

Gabriela Duarte e Regina Duarte em Por Amor (1997) (Foto: Reprodução / Globo)

Gabriela Duarte e Regina Duarte em Por Amor (1997) (Foto: Reprodução / Globo)

HELENA – LAÇOS DE FAMÍLIA (2000)

Outra trama de Manoel Carlos, a heroína de Laços de Família foi capaz de tudo para ver a filha Camila (Carolina Dieckmann) feliz. Primeiro, abriu mão do namorado Edu (Reynaldo Gianecchini) quando viu o sentimento existente entre ele e a jovem.

Se já não bastasse essa polêmica, que repercutiu bastante na época, Helena acaba engravidando do pai biológico de Camila, no alto de seus 45 anos, para gerar um potencial doador de medula óssea que salvasse a filha de uma leucemia.

Camila e Helena em Laços de Família (2000) (Foto: Reprodução / Globo)

Camila e Helena em Laços de Família (2000) (Foto: Reprodução / Globo)

MARIA DO CARMO – SENHORA DO DESTINO (2004)

Nordestina e uma mãe guerreira para ninguém botar defeito, a Senhora do Destino deixou o sertão de Pernambuco com cinco filhos rumo a vida mais digna no Rio de Janeiro.

Porém, a personagem de Susana Vieira teve a caçula Lindalva (Carolina Dieckmann) sequestrada pela vilã Nazaré (Renata Sorrah) e dedicou mais de 20 anos de sua vida à sua busca pela herdeira desaparecida.

Maria do Carmo da trama escrita por Aguinaldo Silva se tornou uma das personagens mães mais emblemáticas da TV brasileira.

Maria do Carmo e os filhos: Susana Vieira viveu uma das mães mais memoráveis da TV (Foto: Reprodução / Globo)

Maria do Carmo e os filhos: Susana Vieira viveu uma das mães mais memoráveis da TV (Foto: Reprodução / Globo)

EDILÁSIA SARDINHA – DA COR DO PECADO (2004)

A Mamuska é outra personagem inesquecível da teledramaturgia brasileira. A mãezona de Da Cor do Pecado comandava a família de lutadores de vale tudo com mãos de ferro.

Edilásia preparava sempre uma sopa mágica para os filhos tomarem e ganharem força antes de entrarem no tatame.

Porém, ela também tinha um triste segredo: seu primogênito, Apolo (Reynaldo Gianecchini), teve um irmão gêmeo, Paco (Reynaldo Gianecchini), que acabou sendo criado pelo pai, o rico empresário Afonso (Lima Duarte), sem que ninguém soubesse da existência dos dois irmãos.

A novela escrita por João Emanuel Carneiro fez um baita sucesso e Mamuska se tornou eternizada, tendo milhares de fãs até hoje.

Mamuska é uma das mães memoráveis da TV brasileira e fez muito sucesso em Da Cor do Pecado (2004) (Foto: Reprodução / Globo)

Mamuska é uma das mães memoráveis da TV brasileira e fez muito sucesso em Da Cor do Pecado (2004) (Foto: Reprodução / Globo)

DULCE – MORDE E ASSOPRA (2011)

A guerreira faxineira de Morde e Assopra, trama escrita por Walcyr Carrasco trabalhava de sol a sol para custear os estudos do filho Guilherme (Klebber Toledo), que nunca havia sido aprovado no vestibular e torrava tudo com festas.

Ao voltar para casa, o rapaz escondia da mãe que não se formou em medicina e, por vergonha de sua simplicidade, a ocultava de todos, enquanto tentava dar um golpe do baú na jovem rica Alice (Marina Ruy Barbosa).

A interpretação magnífica de Cassia Kis comoveu o Brasil e fez com que a Dulce de Morde e Assopra se tornasse uma das mães mais impactantes da história da TV.

Dulce e Guilherme em Morde e Assopra (2011) (Foto: Reprodução / Globo)

Dulce e Guilherme em Morde e Assopra (2011) (Foto: Reprodução / Globo)

GRISELDA – FINA ESTAMPA (2011)

Outra novela de Aguinaldo Silva teve uma mãe para ninguém botar defeito. Trata-se da Pereirão de Fina Estampa.

A personagem de Lília Cabral trabalhava como ‘marido de aluguel’ desde que fora abandonada pelo ex-companheiro. Griselda criou sozinha os três filhos, e acabou se esquecendo até da própria vida e autoestima.

Ela também enfrentava a rejeição de um filho ingrato, Antenor (Caio Castro), que, depois que entrava na faculdade de medicina, passava a ter vergonha da mãe.

Griselda e filhos em Fina Estampa (2011) (Foto: Reprodução / Globo)

Griselda e filhos em Fina Estampa (2011) (Foto: Reprodução / Globo)

DONA LOLA – ÉRAMOS SEIS (2019)

A trama foi interpretada por Irene Ravache e Nicette Bruno em versões anteriores. Na mais recente, adaptada pela Globo em 2019, Gloria Pires é quem deu vida a Dona Lola.

A personagem é uma dona de casa simples e amorosa dos anos 1920, que cuidava com muito zelo dos quatro herdeiros, enfrentando adversidades como os problemas de convivência e financeiros da família.

Porém, apesar de toda a luta, a personagem tem um desfecho um tanto quanto melancólico. Apesar de não ser o esperado pelo fãs, Dona Lola causa admiração no público, conseguindo fazer com que várias pessoas se identifiquem.

Dona Lola e sua família no remake de Éramos Seis (2019) (Foto: Reprodução / Globo)

Dona Lola e sua família no remake de Éramos Seis (2019) (Foto: Reprodução / Globo)

DONA LURDES – AMOR DE MÃE (2019)

Com o título de mãe no nome da novela, Regina Case conseguiu eternizar a Dona Lurdes.

Protagonista da novela Amor de Mãe, cujos capítulos finais foram exibidos pela Globo em 2021, após uma pausa por causa da pandemia, Dona Lurdes era uma mãe de “encher o coração”.

Ela ficou boa parte da trama em busca de Domênico (Chay Suede), que foi vendido pelo pai quando tinha apenas dois anos de idade. Além dela, ela teve mais quatro filhos.

Uma das mães mais carismáticas, Dona Lurdes de Amor de Mãe (2019) ao lado dos filhos (Foto: Reprodução / Globo)

Uma das mães mais carismáticas, Dona Lurdes de Amor de Mãe (2019) ao lado dos filhos (Foto: Reprodução / Globo)

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.