A doença crônica mais silenciosa do mundo, a Diabetes, seja ela de tipo 1 ou 2, acomete milhares de brasileiros. Infelizmente, os pacientes diagnosticados com essa condição de elevação descontrolada de glicose na corrente sanguínea, não têm uma idade certa para o surgimento dela. Com isso, muitos questionam se dá para se aposentar mais cedo pelo INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesse artigo, vamos explorar um pouco sobre os benefícios concedidos pelo INSS aos contribuíntes do órgão. Não somente aos idosos, a Previdência Social garante respaldo financeiro aos trabalhadores diante de situação que fogem do controle, concedendo pensões por morte, auxílio-doença, auxílio-reclusão e mais.
Fazer o teste da glicemia diariamente é necessário para saber sobre os níveis e alterações de açúcar no sangue (Foto: Reprodução/ FreePik)
LEIA TAMBÉM!
Aposentar no Brasil não é tão fácil quanto se espera. Para isso, deve-se contribuir financeiramente e mensalmente com o INSS durante o período de anos: Aos homens, 20 anos de contribuição; às mulheres, 15 anos de pagamentos. Ademais, existe idade mínima para a aposentadoria chegar: Aos homens, 65 anos; às mulheres, 62 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas como a diabetes é uma doença crônica, ou seja, ela não tem cura e vai perseguir o paciente durante toda a vida, muitos se perguntam se dá para se aposentar mais cedo diante dessa condição. A enfermidade não é só acometida a idosos acima dos 60 anos, mas também em pessoas mais jovens, seja por fator genético ou comorbidades.
Neste presente momento, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez atualizações significativas em relação às regras de aposentadoria por invalidez, que agora, incluem a Diabetes em seus estágios mais avançados entre os beneficiários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Perícia Médica INSS (Reprodução/internet)
+ACABOU: O fim dos números dos celulares no WhatsApp e notícia cai como bomba nesta HOJE (25)
Claro que deve-se realizar uma perícia médica junto a Previdência Social para uma averiguação da condição do trabalhador contribuínte do INSS. Então, a Diabetes pode dar a aposentadoria mais cedo a uma pequena parcela dos diagnosticados, prezando por aqueles em situações mais severas que o impeça de exercer atividades de trabalho.
As causas mais graves da Diabetes são estas: Neuropatia diabética, retinopatia diabética e a doença renal crônica associada ao diabetes. Com a perícia constando estas condições no diabético, ele poderá pedir o benefício da aposentadoria mais cedo.
Pessoa com diabetes medindo a taxa de glicose no sangue (Foto: Reprodução/ FreePik)
Há carência para se aposentar?
A resposta é ‘sim’, existe uma carência mínima de 12 meses de contribuição junto ao INSS para solicitar o benefício de uma aposentadoria.