Novidade
15, 20, 25 ANOS de profissão podem dar APOSENTADORIA no INSS sem necessidade de atingir IDADE MÍNIMA
03/06/2024 às 10h00
Com a Reforma da Previdência aprovada e em vigor, desde novembro de 2019, muita coisa mudou de lá para cá como os brasileiros conheciam o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Para quem começou a trabalhar após a reforma previdenciária, uma boa notícia: Agora se aposenta só por idade, não por tempo de contribuição. Agora, mulher precisam de idade mínima de 62 anos e homens de 65. Para ambos sexos, contribuição com o INSS de 15 anos!
Mas existe pessoas que podem se aposentar mais cedo do que isso? Com certeza! Chamada de aposentadoria especial, essa modalidade do INSS garante direito a se aposentar antes mesmo da idade mínima para a grande maioria dos contribuíntes do órgão.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
+R$250 milhões: Itaú é vendido a banco rival gigantesco e dá adeus em país após anos de atividades
Acontece que a aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que exercem funções de periculosidade, ou seja, suas tarefas laborais são perigosas e oferecem riscos à saúde e integridade física. Isto é garantido pelo Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Portanto aqueles que são agentes ou profissionas da saúde, policiais, garimpeiros ou motoristas, por exemplo, podem se aposentar em 3 modalidades: Baixo Risco, Médio Risco e Alto Risco, de acordo com cada profissão e para efeito de enquadramento. Homens poderão chegar se aposentar com 60 anos e mulheres com 55.
+CLTs em festa: Feriado PROLONGADO é confirmado na SEGUNDA (10/06) a milhões ao redor do Brasil
Então as atividades de trabalho que são consideradas prejudiciais à saúde, insalubres ou perigosas, ainda devem seguir alguns critérios para que seja permitida a aposentadoria antes do tempo do trabalhador comum, ficando da seguinte forma:
Baixo risco: 25 anos de atividade especial + 86 pontos;
Risco médio: 20 anos de atividade especial + 76 pontos;
Alto risco: 15 anos de atividade especial + 66 pontos.
+Aposentados CELEBRAM 3 notícias EXCELENTES do INSS e mais 1 VITÓRIA está a caminho; Surpreenda-se!
Importante: Caso o segurado tenha exercido mais de uma atividade especial durante seu período de contribuição ao INSS – isto sem completar o período mínimo contributivo (15, 20 ou 25 anos)- ele poderá converter o período total de cada atividade, somando todos os períodos ao final para solicitar a aposentadoria.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.