Aposentados e pensionistas do INSS alertados em nova decisão

INSS

EXCELENTE notícia nessa segunda (17/06): Aposentados e pensionistas do INSS alertados sobre NOVA DECISÃO

17/06/2024 às 7h50

Por: Gustavo Melo
Imagem PreCarregada
Aposentados e pensionistas do INSS são informados sobre decisão do governo (Foto: Reprodução/ Freepik/ Montagem Gustavo)

Excelente notícia chega nessa segunda-feira, 17 de junho, para todos aqueles que são aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e que sejam residentes do estado do Rio Grande do Sul.

+Bactéria fatal na carne: A Anvisa decretou a retirada de 3 marcas rivais da Sadia após risco

Devido aos acontecimentos dos útimos meses no estado, em relação as fortes enchentes que devastaram diversos municípios, o Governo Federal tomou a decisão de dar uma pausa na atualização cadastral de aposentados e pensionistas.

+Nubank faz liberação de FUNÇÃO HOJE que AUMENTA limite SEM análise de crédito junto a Serasa

Aposentados e pensionistas do INSS são informados sobre decisão (Foto: Reprodução/ Internet)

Aposentados e pensionistas do INSS são informados sobre decisão (Foto: Reprodução/ Internet)

O famoso cadastro anual chamado de ‘Prova de Vida’, que deve ser feito todos os anos pelos idosos para comprovar que estão vivos para poderem continuar recebendo seus benefícios, foi pausado até o dia 31 de outubro de 2024.

LEIA TAMBÉM:

+Salário mínimo disparado em 2025 e nova lei de Lula: 2 vitórias cravadas e trabalhadores em festa hoje (17)

A decisão saiu, oficialmente, no DOU (Diário Oficial da União), onde foi informado que a atualização cadastral da ‘Prova de Vida’ para idosos que recebem aposentadorias e pensões, está suspenso temporariamente a quem mora no Rio Grande do Sul.

Como todos sabemos, o estado de calamidade pública decretado no estado sulista vem acontecendo há alguns meses. Nesse período de reconstrução e de inúmeras adversidades enfrentadas, o Governo tomou essa decisão para evitar mais burocracias (ou preocupações) aos cidadãos.

Prova de Vida é suspensa temporariamente a idosos que recebem aposentadorias e pensões no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/ Sindpaulista/ Montagem)

Prova de Vida é suspensa temporariamente a idosos que recebem aposentadorias e pensões no Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/ Sindpaulista/ Montagem)

+AVC: A triste morte de atriz de ‘A Diarista’, da Globo, após perder batalha contra doença e Brasil em luto

Portanto, idosos que recebem seus benefícios do INSS, podem ficar despreocupados a partir de agora com a suspensão da ‘Prova de Vida’ no Rio Grande do Sul. Os pagamentos de aposentadorias e pensões seguirão normalmente por lá, mesmo sem a ‘Prova de Vida’.

Quando estiver próximo a encerrar o prazo estipulado da suspensão temporária, em 31 de outubro, o Governo Federal e o INSS entrarão em novas discussões para retomar a ‘Prova de Vida’ ou não, dependendo do que ainda estiver acontecendo no estado.

Prova de Vida é um cadastro que deve ser atualizado anualmente a quem recebe benefícios do INSS (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Prova de Vida é um cadastro que deve ser atualizado anualmente a quem recebe benefícios do INSS (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

+CAIXA se une ao Governo Federal HOJE (14/06) em estratégia para AJUDAR a quem mais PRECISA de CASA PRÓPRIA

O que é a Prova de Vida do INSS?

O cadastro anual que deve ser atualizado junto ao INSS, a ‘Prova de Vida’, nada mais é que um mecanismo de controle para que se evite fraudes nos benefícios pagos pelo órgão, bem como confirmar que os beneficiários ainda estão aptos a seguirem recebendo seus pagamentos mensais.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.