Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social podem receber um valor a mais no começo desse ano; Entenda
O STF (Supremo Tribunal Federal) determinou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pague, em janeiro, cerca de R$97 bilhões para grupo de aposentados e pensionistas da autarquia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados e pensionistas do INSS têm direito à dinheiro extra em janeiro (Imagem Reprodução Internet)
Esses valores são referente aos atrasados que deixaram de ser pagos no período da pandemia, pois a autarquia havia conseguido uma determinação de não pagar os segurados naquele período.
Esses valores são devidos às pessoas que ingressaram com pedido judicial em face do INSS e venceram, seja pedindo a concessão ou revisão de seus processos.
LEIA TAMBÉM!
Quando o processo transita em julgado, ou seja, não cabe mas recursos, a autarquia fica obrigada a pagar os valores atrasados a seus segurados.
+Novidade: Saiba como funciona o Pix Fiado do Nubank que promete ajudar muito os brasileiros
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No momento, a prioridade de pagamento são para as pessoas que receberão os precatórios (onde o valor ultrapassa 6 salários mínimos).
Vale ressaltar que para levantar esse dinheiro liberado pelo o STF não há necessidade de antecipação de nenhum valor e essa retirada é gratuita.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Aposentados e pensionistas do INSS têm direito à dinheiro extra em janeiro (Imagem Reprodução Internet)
Como consultar?
Para saber se tem direito desse dinheiro o segurado tem que entrar no site do TRF de sua região e colocar os seus dados. Lá estarão disponíveis todas as informações.
Os endereços são os seguintes:
- TRF 1ª Região: DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP;
- TRF da 2ª Região: RJ e ES;
- TRF da 3ª Região: SP e MS;
- TRF da 4ª Região: RS, PR e SC;
- TRF da 5ª Região: PE, CE, AL, SE, RN e PB.
No entanto, após verificar que o dinheiro está disponível é necessário verificar a partir de quando o TRF vai disponibilizá-lo, pois é dele a autonomia de dizer a partir de quando a quantia será paga.