INSS

Aposentados do INSS terão reajuste no salário de 3,71%

Situação sobre aposentadoria causa tensão entre os trabalhadores (Imagem Reprodução Internet)

Notas de dinheiro (Imagem Reprodução Internet)

Aposentados que recebem acima de um salário vão ter reajuste no valor da aposentadoria

Os aposentados do INSS que recebem acima de um salário mínimo vão ter reajuste de 3,71% em 2024. O cálculo tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comunicou a INPC na semana passada.

Segundo o artigo 41-A da Lei 8.213, de 1991, o índice de reajuste deverá ser aplicado na mesma data da alteração no salário mínimo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ ATENÇÃO TRABALHADOR: Em fevereiro, o FGTS libera o SAQUE da conta a estas pessoas; Saiba quem se beneficia

Para fazer um resumo, esse reajuste é bem baixo se comparado a anos anteriores, desde 2018, quando o INPC registrou aumento de 3,43%. Assim, a lei prevê que o reajuste seja feito de acordo com as datas de começo ou do último reajustamento.

Na sexta passada (12), ocorreu a publicação de uma portaria interministerial no Diário Oficial da União (DOU), onde os Ministérios da previdência Social e da Fazenda confirmaram o reajuste dos valores.

LEIA TAMBÉM!

O reajuste acaba impactando diretamente na qualidade de vida os aposentados e pensionistas que recebem acima do salário mínimo, uma vez que o aumento pode auxiliar na contraposição do aumento do custo de via e inflação.

+ Veja como que vai ser realizada a prova de vida do INSS neste ano e evite a suspensão do benefício

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar de ser o menor reajuste em anos, ainda é garantido uma elevação nas receitas desses beneficiários, permitindo que possam planejar melhor seus gastos e investimentos para o ano seguinte.

Por isso, depois da confirmação dos novos valores por meio da portaria ministerial, os pagamentos com os valores reajustados começaram nos próximos meses, conforme o calendário de pagamento de benefícios do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pessoa segurando notas de dinheiro (Reprodução/Internet)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Sair da versão mobile