PUBLICIDADE

ATENÇÃO

Novas regras em 2024: Aposentadoria do INSS tem idade mínima atualizada e você já pode ter direito

16/06/2024 às 15:00

Aplicativo Meu INSS (Foto: Reprodução / BM&C News)
Aplicativo Meu INSS (Foto: Reprodução / BM&C News)

O INSS é responsável pelos pagamentos de vários benefícios

A Reforma da Previdência continua a trazer alterações nas regras de aposentadoria do INSS. Isso ocorre devido às regras de transição, que causam mudanças na concessão de benefícios anualmente.

Portanto, é crucial estar sempre ciente da idade mínima para aposentadoria a cada ano e verificar se é possível se aposentar por idade, atendendo a todos os requisitos necessários.

SAIBA MAIS! Use essa máscara caseira de vinho e + 2 ingredientes populares contra rugas e linhas de expressão

Desde sua implementação em 13/11/2019, a Reforma da Previdência foi planejada para tornar a concessão dos benefícios previdenciários mais rigorosas. Isso levou à instituição de várias Regras de Transição, resultando em alterações graduais e anuais nos requisitos para se aposentar.

Uma das principais mudanças foi a introdução da idade mínima como requisito essencial para todas as formas de aposentadoria. Com a eliminação da espécie por tempo de contribuição, a modalidade por idade se tornou central no sistema previdenciário.

Veja também

Após a Reforma, a idade mínima para aposentadoria permaneceu em 65 anos para homens, mas foi aumentada para mulheres. Ou seja, mulheres precisam ter 62 anos de idade, com um aumento gradual de seis meses ao ano desde 2020.

É fundamental que tanto homens quanto mulheres tenham pelo menos 15 anos de contribuição de acordo com informações do portal UOL.

As regras de transição surgiram com o advento da Reforma da Previdência. Nelas, quem contribuía para o INSS, mas não tinha o tempo para se aposentar, cumpre um tempo diferente de quem começa a contribuir após a mudança da lei.

Idosos acima de 65 anos comemoram com benefício de R$90!
Aposentados do INSS (Foto: Reprodução / Gov)

COMO ACOMPANHAR MEU BENEFÍCIO?

Para acompanhar seu benefício do INSS, você pode acessar o site ou aplicativo Meu INSS, onde é possível consultar informações como data de pagamento, extrato de pagamentos realizados, valores recebidos e emitir comprovantes necessários.

Também é possível acompanhar pessoalmente em uma agência do INSS, mediante agendamento prévio pelo mesmo portal ou por telefone 135.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite