EXCELENTE NOTÍCIA
Aposentadoria do INSS é liberada aos 55 anos em apenas 4 passos para quem trabalha com essas profissões
22/09/2024 às 11h45
Aposentadoria do INSS liberada aos 55 anos
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a possibilidade de aposentadoria especial para profissionais que atuam expostos a agentes prejudiciais à saúde.
Portanto, para esse grupo de pessoas a aposentadoria especial pode ser liberada aos 55 anos. Ela é indicada para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, como ruído excessivo, produtos químicos, radiação, entre outros.
AFINAL, COMO TER DIREITO A ESSE BENEFÍCIO DO INSS?
Para ter direito à esse benefício, além da comprovação da exposição, é necessário cumprir uma carência mínima de 180 contribuições ao INSS.
Além de requisitos específicos de tempo de contribuição e idade, variando conforme o nível de risco da atividade de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios:
- Para atividades de risco baixo, é necessário 25 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos;
- Para atividades de risco médio, é necessário 20 anos de contribuição e idade mínima de 58 anos;
- Para atividades de risco alto, é necessário 15 anos de contribuição e idade mínima de 55 anos;
Para solicitar o benefício, o trabalhador deverá seguir 4 passos. O primeiro é acessar o aplicativo Meu INSS e realizar a solicitação de Aposentadoria por Tempo de Contribuição.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
O segundo passo é colher todas as informações. Durante a análise, o próprio órgão irá determinar se o pedido se enquadra na Aposentadoria Especial.
Ou seja, o que dependerá da comprovação de atividades consideradas insalubres ou perigosas, sendo o terceiro passo.
Por fim, o último passo é aguardar a confirmação do benefício concedido pelo INSS.
COMO CONSEGUIR A APOSENTADORIA RURAL PELO INSS?
Embora tenha direito ao benefício, o trabalhador rural não precisa ter, necessariamente, contribuído com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas deve comprovar a atividade rural.
Caso a pessoa não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, poderá solicitar o benefício com a mesma idade dos urbanos.
Contudo, terá que somar o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de urbano.
Com a Reforma da Previdência, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
Além da exigência de uma idade mínima para acompanhar, que atualmente é de 63 anos e meio para homens e 58 anos e meio para as mulheres.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!