EXCELENTE NOTÍCIA

Aposentadoria do INSS é liberada aos 55 anos em apenas 4 passos para quem trabalha com essas profissões

22/09/2024 às 11h45

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Aposentadoria do INSS aos 55 anos (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

Aposentadoria do INSS liberada aos 55 anos

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece a possibilidade de aposentadoria especial para profissionais que atuam expostos a agentes prejudiciais à saúde.

Portanto, para esse grupo de pessoas a aposentadoria especial pode ser liberada aos 55 anos. Ela é indicada para trabalhadores expostos a agentes nocivos à saúde ou à integridade física, como ruído excessivo, produtos químicos, radiação, entre outros.

AFINAL, COMO TER DIREITO A ESSE BENEFÍCIO DO INSS?

Para ter direito à esse benefício, além da comprovação da exposição, é necessário cumprir uma carência mínima de 180 contribuições ao INSS.

Além de requisitos específicos de tempo de contribuição e idade, variando conforme o nível de risco da atividade de acordo com informações do portal Revista dos Benefícios:

  • Para atividades de risco baixo, é necessário 25 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos;
  • Para atividades de risco médio, é necessário 20 anos de contribuição e idade mínima de 58 anos;
  • Para atividades de risco alto, é necessário 15 anos de contribuição e idade mínima de 55 anos;

Para solicitar o benefício, o trabalhador deverá seguir 4 passos. O primeiro é acessar o aplicativo Meu INSS e realizar a solicitação de Aposentadoria por Tempo de Contribuição.

LEIA TAMBÉM:

O segundo passo é colher todas as informações. Durante a análise, o próprio órgão irá determinar se o pedido se enquadra na Aposentadoria Especial.

Ou seja, o que dependerá da comprovação de atividades consideradas insalubres ou perigosas, sendo o terceiro passo.

Por fim, o último passo é aguardar a confirmação do benefício concedido pelo INSS.

Aposentadoria especial dá direito dos segurados do INSS se aposentar mais cedo (Imagem Reprodução Internet)

Aposentadoria especial dá direito dos segurados do INSS se aposentar mais cedo (Foto: Reprodução / Canva / Montagem Hora do Benefício)

COMO CONSEGUIR A APOSENTADORIA RURAL PELO INSS?

Embora tenha direito ao benefício, o trabalhador rural não precisa ter, necessariamente, contribuído com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas deve comprovar a atividade rural.

Caso a pessoa não comprove o tempo mínimo de trabalho necessário como segurado especial, poderá solicitar o benefício com a mesma idade dos urbanos.

Contudo, terá que somar o tempo de trabalho como segurado especial (rural) ao tempo de urbano.

Com a Reforma da Previdência, o tempo mínimo de contribuição passa a ser de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Além da exigência de uma idade mínima para acompanhar, que atualmente é de 63 anos e meio para homens e 58 anos e meio para as mulheres.

Aposentadoria rural (Foto: Reprodução / GMA)

Aposentadoria rural (Foto: Reprodução / GMA / Montagem Hora do Benefício)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.