Aposente com 53 anos através destes 2 critérios; Veja 3 formas de solicitar aposentadoria pelo INSS
16/07/2024 às 7h55
É possível se aposentar aos 53 anos apenas cumprindo dois critérios básicos exigidos pelo INSS. Esse tipo aposentadoria é específica para um grupo de trabalhadores. Mas há também aposentadorias há outros grupos que são expostos, regularmente, a agentes nocivos à saúde ou até mesmo à integridade física deles.
A chamada de ‘aposentadoria especial’ do INSS é uma realidade e ela funciona de acordo com as novas regras que entram em vigor neste ano de 2024, garantindo que os trabalhadores brasileiros que cumprirem determinados critérios, terão direito a elegibilidade bem antes do tempo que se imaginava anteriormente.
Para a aposentadoria especial, deve-se cumprir o tempo de contribuição exigida para a categoria de trabalhadores em situações de periculosidade, bem como a idade mínima. Todos os anos, o INSS faz alguns ajustes diante das novas normas. Desta vez, o que chama atenção, são os professores, que podem se aposentar bem cedo.
A transição para a categoria de professores tem a requisição de 86 pontos às mulheres e 96 pontos aos homens. Já a idade mínima para aposentadoria é de 53 anos e 6 meses às mulheres + 25 anos de contribuição e 58 anos e 6 meses aos homens + 30 anos de contribuição.
Para aposentadoria comum, a regra de transição exige 91 pontos para mulheres + 30 anos de contribuição e 101 pontos para homens + 35 anos de contribuição. Para aposentadoria por idade, a idade mínima é de 58 anos e 6 meses para mulheres, e 63 anos e 6 meses para homens.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Tenho dúvidas de como me aposentar pelo INSS, o que faço?
Seguindo todas as regras, de acordo com cada caso, a aposentadoria pode ser pedida bem antes do que se imagina. Se tiver dúvidas, consulte seu advogado previdenciário, um contador, ou vá até uma agência do INSS se consultar. Maiores informações disponíveis no site oficial do INSS ou app Meu INSS.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.