Nome sujo: descubra agora depois de quanto tempo devendo que o nome vai parar no SPC/Serasa
11/04/2024 às 12h33

Atualmente milhões de brasileiros possuem o nome sujo devido a dívidas
Não é nenhuma novidade entre os que estão com a conta atrasada, que a dívida pode fazer com que o nome da pessoa acabe ficando “negativado”, ou seja, o nome do devedor passa a fazer parte da temida lista do SPC/Serasa.
Ao ter o nome incluído na lista, o consumidor acaba enfrentando obstáculos para obter empréstimos ou solicitar cartão de crédito. Porém, uma dúvida que circula entre os brasileiros é o tempo determinado para que o credor efetue o registro do devedor nas instituições de restrição ao crédito. Existe mesmo um prazo determinado para isso acontecer?
+ Siga essas 3 dicas e tire toda a energia ruim de sua casa e deixe o espaço cheio de luz
As informações divulgadas apontam que, após o vencimento, o Código de Defesa do Consumidor não estipula um limite mínimo para que o credor inclua a pessoa com as contas atrasadas nos órgãos, mas os especialistas apontam que, habitualmente as companhias esperam um mês ou mais para poder seguir com o cadastro.
Apesar de não haver um prazo mínimo definido, a própria Serasa esclarece que o nome não é negativado logo que a dívida acaba vencendo. Em uma nota enviada à CNN, o órgão acabou detalhando que o nome do devedor não aparecerá no dia seguinte do atraso, pois, se tem o procedimento para isso, não é algo automático.
LEIA TAMBÉM:
● Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar
● Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular
● Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
A negativação pode sim ser solicitada logo depois do vencimento, porém, existe um processo que requer algumas etapas. A primeira delas é em relação ao banco notificar o cliente sobre a probabilidade de ter o nome negativado, dessa forma, o consumidor poderá contar com um período, tanto para quitar, como para negociar a dívida.
Pelo fato da iniciativa se dar pelo credor, fica complexo definir em quanto tempo o nome passa para os cadastros. Em relação ao prazo máximo, a questão já envolve uma crença muito popular entre a população sobre a dívida caducar em cinco anos, isso é, ela deixar de existir.
As informações divulgadas apontam que a dívida deixa de ser registrada na Serasa, porém, isso não quer dizer que foi perdoada, mesmo com o nome não incluído nos cadastros, a pessoa continuará devendo e, por isso, precisará buscar maneiras para regularizar a sua situação.

Serasa é uma empresa especializada em dívidas (Foto: Reprodução/Internet)
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.