Após ganhar R$120 mil de Bolsonaro, Sikêra Jr. perde apoio com a Caixa
30/06/2021 às 19h02
Após receber R$120 mil em campanhas para o Governo Federal, Sikêra Jr. perdeu seu patrocínio com a Caixa Econômica Federal, banco público administrado pela equipe de Jair Bolsonaro. A ação de merchandising prevista parar ser lançada nesta quarta-feira (30) no Alerta Nacional foi transferida para o TV Fama.
Segundo fontes do site Notícias da TV, três ações previstas para irem ao ar na edição desta quarta do telejornal de Sikêra Jr. foram derrubadas. Além de perder o contrato com a Caixa, ele também não terá mais os anúncios da cinta modeladora Delinea Corpus, que faria duas entradas no programa desta noite.
“A Blindex, seus franqueados, licenciados e parceiros repudiam qualquer tipo de preconceito, discriminação ou discurso de ódio. Tenha certeza de que todas as ações com o programa do apresentador Sikêra Jr. foram imediatamente canceladas e que novas ações de mídia estão sendo minuciosamente avaliadas. Apoiamos e acreditamos no respeito”, anunciou a empresa, em nota.
A Casas Bahia, que já fez anúncios no telejornal e possuía vídeos veiculados no canal do Youtube do Alerta Nacional, anunciou o cancelamento das ações.
“Repudiamos fortemente qualquer comentário ou atitude preconceituosa. Aqui na Casas Bahia levamos diversidade LGBTQIA+ muito a sério. Em nosso Código de Ética e Conduta consta um tópico dedicado contra homofobia, transfobia ou qualquer outro comportamento ofensivo relacionado a identidades de gêneros e orientações sexuais”, declarou em nota.
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As quatro foram acionadas no Twitter pelo grupo Sleeping Giants que, desde segunda-feira (28), tem realizado uma ação intensiva a fim de cobrar um posicionamento das empresas que financiam o programa Alerta Nacional.
Sikêra Jr. teve seu nome circulando pelos telespectadores e internautas após dizer, ao vivo, na edição da última sexta-feira (25), que os homossexuais são uma “raça desgraçada”. Mais vídeos com falas homofóbicas ditas pelo apresentador em outras situações voltaram a ser compartilhadas por ativistas LGBTQIA+, como Pedro HMC, que mergulhou a fundo na campanha juntamente ao Sleeping Giants para pedir que as empresas que financiavam o programa retirem seus patrocínios.
A lista de perdas de Sikêra Jr. se tornou extensa. Até o momento, já anunciaram o rompimento com o apresentador as empresas MRV, TIM, Sorridents, Magazine Luiza, HapVida, Betsul, Seara e BMW Group.
Além dos patrocinadores, Sikêra Jr. também virou alto de uma ação controlada pela Aliança Nacional LGBTQIA+, que pede uma indenização de R$5 milhões por danos morais, e outra do Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul, que pede R$10 milhões.
Se sentido colocado contra a parede, Sikêra Jr. iniciou o Alerta Nacional da última terça-feira (29) com um pedido de desculpas a quem se sentiu ofendido, confessou que se excedeu nos comentários, mas reforçou que continua possuindo a mesma opinião e manterá o seu programa em defesa da família tradicional. Segundo o comunicador, ele trata a todos com respeito e é o responsável por todas as suas falas.
“Preciso reconhecer que me excedi e usei palavras que me arrependo. Sou humano, erro, errei e vou errar. Tenho responsabilidade de pedir desculpa publicamente, aprendi muito com essa lição. Vou seguir aqui na batalha para defender a família tradicional e defender as crianças, mas sem nunca desrespeitar quem pensa diferente de mim. A você que se sentiu ofendido, eu lhe peço perdão”, se explicou.
Autor(a):
Flavia Fasanella
Tenho 23 anos e estou cursando o último semestre de Jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Minha maior paixão, desde sempre, foi a escrita, e usar o Jornalismo para tocar a vida das pessoas.