Recentemente tivemos um apagão no Brasil. Numerosas pessoas que têm direito a obter abatimentos em suas conta de luz ainda não estão desfrutando desses benefícios devido à ausência de atualização de informações. O programa que viabiliza uma redução de até 65% no montante da fatura é conhecido como Tarifa Social. A redução deveria ser aplicada automaticamente, no entanto, sem os dados necessários, ocorrem falhas nesse procedimento.
Durante o período de 15 a 19 de agosto, está sendo promovido um esforço concentrado de cadastramento para a Tarifa Social no estado do Espírito Santo. Essa iniciativa está sendo liderada pela EDP, a distribuidora de energia elétrica que presta serviços nessa região. Conforme informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), somente nesse estado, há 259 mil famílias de baixa renda que têm direito a descontos em suas contas de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1.400 AGORA no bolso: Caixa Tem AUTORIZA e beneficiários estão PULANDO de alegria
Mais sobre a conta de luz
Novidade para consumidores da conta de luz (Imagem Reprodução Internet)
No entanto, estima-se que ainda existam 280.823 famílias que reúnem as condições para receber os descontos, mas que ainda não foram cadastradas no programa Tarifa Social. Precisamente por esse motivo, a EDP optou por dar início a um processo de pré-cadastro das famílias que têm o perfil adequado para serem beneficiadas.
LEIA TAMBÉM!
“Fazemos constantemente ações de orientação para os clientes que têm direito a uma tarifa mais acessível de conta de luz, de modo que possam tirar proveito desse desconto de suma importância para as famílias”, declarou Fenando Saliba, diretor da EDP.
Os descontos nas faturas de energia elétrica podem alcançar até 65% do valor total cobrado. Desde o início da pandemia, essa concessão passou a ser realizada de forma automática. No entanto, devido à falta de atualização dos dados no Cadastro Único, ocorrem falhas na verificação das informações, o que tem impedido que muitas famílias recebam esse benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para serem beneficiadas com os descontos nas contas de luz, os moradores do estado do Espírito Santo devem dirigir-se a uma unidade da EDP a fim de requerer a Tarifa Social. O esforço concentrado ocorrerá especificamente para esses casos entre os dias 15 e 19 de agosto, em algumas unidades localizadas nas cidades de maior movimentação. Vale dizer que o apagão se deu por falha técnica. Esses descontos, porém, não tem relação com isso, não passa de uma coincidência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
