Beneficiários do INSS agora podem remover descontos não autorizados diretamente pelo aplicativo oficial. Confira
Os segurados do INSS agora têm mais controle sobre seus benefícios, graças ao aplicativo Meu INSS. Este aplicativo permite verificar e bloquear descontos não autorizados em suas mensalidades associativas. A facilidade estende-se também ao site do INSS e pela Central 135, garantindo que apenas as deduções aprovadas sejam efetuadas.
Para os beneficiários interessados em assegurar seus ganhos, a opção “excluir mensalidade associativa” é uma ferramenta valiosa. Ela permite que os segurados interrompam imediatamente qualquer desconto não autorizado identificado em seus extratos, acessíveis diretamente pelo app. Essa função é essencial para manter a integridade financeira dos recebedores.
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Mesmo que não identifiquem descontos impróprios de imediato, todos os beneficiários podem solicitar proativamente o bloqueio de futuros descontos associativos. Tal medida é particularmente útil para aqueles preocupados em prevenir deduções não consentidas no futuro.
Surpresa à vista para aposentados (Foto: Reprodução/Internet)
Desde setembro de 2021, uma nova política de segurança foi implementada: todos os novos benefícios são automaticamente protegidos contra descontos de mensalidades associativas. Para liberar qualquer desconto, é necessário que o beneficiário faça o desbloqueio com uso de biometria. Isso assegura que nenhuma entidade possa aplicar descontos sem a permissão explícita do segurado.
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Saiba mais detalhes
Caso haja necessidade de reaver valores já descontados indevidamente, o segurado pode contatar diretamente a entidade responsável. Isso pode ser feito através do e-mail acordo.mensalidade@inss.gov.br ou pelo número que aparece ao lado do nome da entidade no contracheque. O INSS tomará as medidas necessárias para assegurar a devolução dos valores cobrados indevidamente ou a comprovação da autorização para tais descontos.
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INSS atende aposentados (Foto: Reprodução/Internet)
Em situações onde os segurados se depararem com problemas ou quiserem denunciar irregularidades, o Portal Consumidor.Gov e a Ouvidoria do INSS na Plataforma Fala BR estão disponíveis para registros de reclamações. Esses canais garantem que os direitos dos beneficiários sejam respeitados e protegidos contra práticas abusivas.
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