Notícias

ATENÇÃO! Evite deixar esses eletrodomésticos e aparelhos constantemente plugados nas tomadas da sua casa

Nunca ligue estes eletrodomésticos em uma extensão para evitar acidentes graves (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem Gustavo)

Nunca ligue estes eletrodomésticos em uma extensão para evitar acidentes graves (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem Gustavo)

Pensando na conta de luz mensal, que é uma parte importante do nosso orçamento doméstico, trazemos algumas dicas de economia de energia elétrica – e também de segurança – em relação aos aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que costumamos neglicenciar em uma simples atitude.

+Adeus R$600: Nova lei de Lula passa o facão no Bolsa Família com fim do benefício a mais de 3 milhões de CPFs

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que há inúmeros eletrodomésticos e eletroeletrônicos que, mesmo que devidamente desligados, ainda consomem energia elétrica só por estarem ligados às tomadas da casa. O gesto simples e que precisa ser praticado urgentemente, reflete no gasto mensal da conta de luz a curto, médio ou longo prazo, bem como na segurança da família.

+O que o supermercado faz com meu documento? Lei protege a inclusão do CPF na Nota em estabelecimentos (26)

Com os aparelhos plugados em tomadas pela casa, há uma força de energia sendo puxada constantemente, ainda mais pensando em carregadores de celular, televisores, micro-ondas, computadores, notebooks, máquina de lavar roupas, dentre outros, ou seja, aqueles que não usamos 24 horas por dia.

+É lei e está EM VIGOR: 6 dívidas que idosos 60+ não precisam pagar e já podem comemorar em 2024

Claro que há casos como as geladeiras e freezers que devem ser mantidos 24 horas plugados na tomada para a conservação de alimentos, mas para que se economize mais com eles, deve-se optar pela compra destes eletrodomésticos essenciais com a etiqueta de consumo otimizado, de nível A ou superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, em casos de televisores, carregadores, maquinas de lavar roupas e louças, micro-ondas e outros que não são usados constantemente, habituem-se a desplugarem eles da tomada quando não usados. A função de stand by (aquela luz vermelha ou verde acesa) é sinal de que a energia elétrica segue sendo consumida mesmo sem uso.

Tire todos aparelhos eletrônicos domésticos da tomada ao ir dormir (Foto: Reprodução/ Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+“Deixarão de ser aceitos”: FIM crucial deste Bilhete Único é confirmado a milhares no metrô e ônibus de SP

Para que a conta de luz não seja um susto no seu orçamento mensal, tenha mais consciência do consumo devido de energia elétrica, ainda mais pensando na segurança familiar, afinal de contas, eletrodomésticos e eletroeletrônicos constantemente plugados podem resutar em maiores porbabilidades de curtos-circuitos e incêndios.

Altas descargas elétricas ocasionadas por raios, bem como os surtos de energia que podem ocorrer, podem ocasionar em graves danos, desde os acidentes domésticos que podem afetar a vida, como a perda do aparelho de uma vez por todas. Tome sempre cuidado e evite deixar tudo conectado à tomada por puro comodismo. Mude esse hábito!

Lâmpada LED e selo Procel em aparelhos elétricos são os recomendados para economia de energia (Fotos: Reprodução/ FreePik/ Montagem)

+Perdeu, danificou ou foi roubado? 2a via do cartão do Bolsa Família é liberado em passo a passo simples

Por que devo desligar meus aparelhos da tomada?

São benefícios em relação a redução do consumo de energia elétrica, chances menores de acidentes domésticos com a eletricidade, a melhor vida útil do seu eletrodoméstico ou eletroeletrônico, fora que a conta de luz virá mais controlada e assertiva no consumo mensal geral da casa, contribuindo com a economia familiar.

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Sair da versão mobile