CHOCANTE
Substância fatal: A Anvisa decretou a retirada de 2 marcas de azeite e farinha de mercados
18/05/2024 às 19h17
Substância fatal motivou a retirada de 2 marcas populares de mercados
A Anvisa está sempre em alerta se as empresas estão seguindo as recomendações sanitárias. Desse modo, 2 marcas de azeite e farinha foram retiradas dos mercados por fugirem das regras impostas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
Acontece que produtos essenciais usados pelas donas de casa podem contar até uma substância fatal, sendo esse o motivo de serem barrados pelo órgão fiscalizador. Por isso é importante ficar sempre em alerta com as recomendações da Anvisa.
SAIBA MAIS! Alerta de risco fatal: A Anvisa decretou a proibição de famosa marca de sorvete às pressas
Em janeiro e março de 2024 os produtos populares foram barrados pelo órgão fiscalizador. De acordo com informações do portal UOL, o azeite possui gorduras monoinsaturadas, ômega 9, vitaminas E, A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos.
Além de propriedades antioxidantes que proporcionam diversos benefícios à saúde. No Brasil, o azeite é usado com frequência para temperar saladas e em carnes, pois realça o sabor dos alimentos.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
O primeiro que iremos destacar é exatamente uma famosa marca de azeite. De acordo com informações do portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, foi publicado um comunicado com a suspensão de lote do produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora LTDA.
A Anvisa informou a publicação da Resolução-RE Nº 1.062, de 15 de março de 2024, na qual suspendeu a comercialização, distribuição, propaganda e uso, e determinou o recolhimento do lote nº 19227 095 produto Azeite de Oliva Extra Virgem, marca Vincenzo, de responsabilidade da empresa TRL Internacional Importadora e Exportadora.
Sobre o motivo que levou a proibição, foi por causa do resultado insatisfatório do índice de iodo WIJS, conforme Laudo de Análise Fiscal definitivo nº 648.1P.0/2023, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels – LACEN /RJ.
O iodo é um elemento indispensável ao funcionamento do organismo. Em adultos, a deficiência de iodo causa sintomas como:
- Aumento de tamanho da tireoide (bócio);
- Hipotireoidismo ou redução nos níveis de produção de hormônios da tireoide;
- Sintomas de hipotireoidismo (rouquidão; pele seca; ganho de peso e intolerância ao frio);
- Infertilidade.
Ocorre que por se tratar de um caso isolado, apenas o lote citado acima foi proibido de ser comercializado, onde a empresa segue normalmente com as vendas de seus produtos.
Até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
QUAL MARCA FAMOSA DE FARINHA FOI RETIRADA DOS MERCADOS?
De acordo com informações do portal Vitão Alimentos, a farinha é uma excelente fonte de carboidrato, vitaminas do complexo B, zinco e potássio.
Enquanto as vitaminas e o carboidrato fornecem ao corpo energia e vitalidade ao sistema nervoso central, o zinco fortifica o sistema imunológico, enquanto o potássio contribui na hidratação dos tecidos do corpo.
Sendo assim, no dia 04 de janeiro de 2024, de acordo com informações da própria Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a marca de farinha Panko, ideal para empanar carnes e legumes em geral, tomou proibição da autarquia após grave constatação.
A proibição foi publicada através da Resolução-RE Nº 59, de 4 de janeiro de 2024, na qual o lote da farinha Panko, da marca Alfa Alimentos, de numeração 00125112023, e validade do dia 25/11/2024 foi barrada dos supermercados.
A medida contra a empresa Alfa Alimentos, que inclusive está no mercado desde 1987, foi motivada considerando o comunicado de recolhimento voluntário recebido da empresa.
Isso porque a produção do lote especificado ocorreu no período em que a fabricação no estabelecimento estava suspensa para reformas estruturais e, assim, os produtos fabricados ficaram sujeitos a contaminação química e física, o que pode acarretar sérios riscos à população por conter tal substância fatal.
Vale destacar que esse fato aconteceu apenas com o lote citado, ou seja, os demais lotes do produto, assim como as outras linhas da empresa seguem sendo comercializadas normalmente. Como o alerta partiu da própria empresa, ela mesma constatou o erro e emitiu o comunicado.
Apear do pedido de recolhimento voluntário, até o momento não foi encontrada nenhuma nota oficial ou posicionamento da empresa mencionada, lembrando que o espaço permanece aberto para que ela possa expor sua versão dos fatos.
PARA QUE SERVE A ANVISA?
A Anvisa, criada em 1999, sendo um órgão do Governo Federal que zela pela saúde da população brasileira. Ela atua em cooperação internacional para garantir a segurança sanitária em todo o país.
Sua missão é controlar a qualidade de produtos e serviços como medicamentos, alimentos, cosméticos e agrotóxicos,além de monitorar riscos à saúde, fiscalizar o cumprimento das normas e promover a saúde através de campanhas educativas e pesquisas.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!