Notícias

Anvisa retira dos mercados produto muito consumido pelos brasileiros por apresentar risco à saúde

Anivisa retira do mercado alimento muito consumido por brasileiros (Imagem Reprodução Internet)

Anivisa retira do mercado alimento muito consumido por brasileiros (Imagem Reprodução Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu por retirar do mercado alimento que os brasileiros consomem bastante

Em 18 de agosto de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), decidiu por suspender a produção e comercialização o atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal da marca Cellier Alimentos Linha Profissional, produzido em um lote datado de 08 de maio de 2023.

+Lula manda indireta para Neymar e assessor do jogador se pronuncia: “Cachaça não faz presidente”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O motivo justificado para tal ato foi para a proteção da saúde dos consumidores, uma vez que o produto apresentou irregularidade nos padrões exigidos.

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Acontece que agência verificou m surto de intoxicação alimentar que foi notificado pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), que desencadeou uma série de eventos que colocaram em risco a saúde pública.

LEIA TAMBÉM!

Consumidores notificaram um surto de intoxicação alimentar após o consumo do atum na cidade de Campinas, em Centros de Educação Infantil, que várias crianças apresentaram sintomas que indicavam intoxicação alimentar por histamina.

+ATENÇÃO HOJE (01/11): Saque INTEGRAL do FGTS pode ser feito caso você possua umas destas 15 DOENÇAS GRAVES

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a realização de exames do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), foram confirmadas a presença em excesso de histamina no alimento.

Os sintomas do consumo em excesso da substância são: erupções cutâneas, dor de cabeça, coceira na pele e sensações de formigamento na boca. Em casos mais graves, a ingestão de histamina pode levar a náuseas, vômitos e diarreia, sendo os idosos e pessoas com outros problemas de saúde particularmente vulneráveis a esses efeitos adversos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Como isso acontece?

O excesso da histamina no atum é associado à forma que os pescadores preservam o peixe, principalmente após a captura dele, em especial se o resfriamento não for feito de forma adequado. Além disso, a substância não é eliminada no cozimento, por isso é imprescindível a inspeção pelos órgãos responsáveis.

+Atenção: Bancos podem tomar imóveis de devedores em 30 dias; Entenda melhor o que está acontecendo

Portanto, o recolhimento dos produtos com problemas das prateleiras dos mercados, bem como das pessoas que já estão em posse do atum com problemas é de responsabilidade da Anvisa.

Vale ressaltar que no site oficial da Avisa é possível verificar quais produtos apresentaram problemas e como anda a situação atual deles.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Sair da versão mobile