Anvisa retira dos mercados produto muito consumido pelos brasileiros por apresentar risco à saúde

01/11/2023 às 10h54

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Anivisa retira do mercado alimento muito consumido por brasileiros (Imagem Reprodução Internet)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária decidiu por retirar do mercado alimento que os brasileiros consomem bastante

Em 18 de agosto de 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), decidiu por suspender a produção e comercialização o atum ralado em óleo comestível com caldo vegetal da marca Cellier Alimentos Linha Profissional, produzido em um lote datado de 08 de maio de 2023.

+Lula manda indireta para Neymar e assessor do jogador se pronuncia: “Cachaça não faz presidente”

O motivo justificado para tal ato foi para a proteção da saúde dos consumidores, uma vez que o produto apresentou irregularidade nos padrões exigidos.

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Acontece que agência verificou m surto de intoxicação alimentar que foi notificado pelo Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP), que desencadeou uma série de eventos que colocaram em risco a saúde pública.

Consumidores notificaram um surto de intoxicação alimentar após o consumo do atum na cidade de Campinas, em Centros de Educação Infantil, que várias crianças apresentaram sintomas que indicavam intoxicação alimentar por histamina.

LEIA TAMBÉM:

+ATENÇÃO HOJE (01/11): Saque INTEGRAL do FGTS pode ser feito caso você possua umas destas 15 DOENÇAS GRAVES

Após a realização de exames do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), foram confirmadas a presença em excesso de histamina no alimento.

Os sintomas do consumo em excesso da substância são: erupções cutâneas, dor de cabeça, coceira na pele e sensações de formigamento na boca. Em casos mais graves, a ingestão de histamina pode levar a náuseas, vômitos e diarreia, sendo os idosos e pessoas com outros problemas de saúde particularmente vulneráveis a esses efeitos adversos.

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Anvisa retira do mercado marca de atum após intoxicação (Imagem Reprodução Internet)

Como isso acontece?

O excesso da histamina no atum é associado à forma que os pescadores preservam o peixe, principalmente após a captura dele, em especial se o resfriamento não for feito de forma adequado. Além disso, a substância não é eliminada no cozimento, por isso é imprescindível a inspeção pelos órgãos responsáveis.

+Atenção: Bancos podem tomar imóveis de devedores em 30 dias; Entenda melhor o que está acontecendo

Portanto, o recolhimento dos produtos com problemas das prateleiras dos mercados, bem como das pessoas que já estão em posse do atum com problemas é de responsabilidade da Anvisa.

Vale ressaltar que no site oficial da Avisa é possível verificar quais produtos apresentaram problemas e como anda a situação atual deles.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.