Anvisa pode PROIBIR produto que você tem na sua geladeira

Atenção: Anvisa pode PROIBIR produto usado em alimentos e bebidas, onde certamente você tem na sua geladeira

30/07/2023 às 12h00

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Anvisa e geladeira (Foto: Reprodução / Internet)

Anvisa está de olho em produto bastante conhecido

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sempre de olho no controle sanitário e fiscalização em prol de criar normas e regulamentos que visa dar suporte para todas as atividades da área no país.

Porém, a Anvisa está reavaliando a permissão de um corante alimentar branco que é muito utilizado no Brasil, estando presente em queijos, biscoitos, bebidas e bolos.

SAIBA MAIS! Mudança radical para os condutores na hora de tirar a CNH: A verdade sobre notícia de fim das autoescolas

O nome do corante é dióxido de titânio, que entrou na Agenda Regulatória 2021-2023 da agência após a suspensão do seu uso pela União Europeia há dois anos.

A reguladora está fazendo uma análise sobre esse aditivo, que está gerando um debate científico, onde aguarda uma decisão final do Comitê Conjunto de Especialistas em Aditivos Alimentares da OMS e FAO.

LEIA TAMBÉM:

O dióxido de titânio é um corante alimentar usado em várias partes do mundo, onde inclusive já foi avaliado com indícios de riscos à saúde humana.

Os estudos apontam que a substância é eliminada através das fezes, onde aponta para sua baixa toxicidade. Mas desde 2021, a Autoridade Europeia de Segurança de Alimentos (EFSA )analisou de perto algumas preocupações do uso do corante.

Dióxido de titânio permite que você obtenha uma cor extremamente branca, que lembra o Fondant, em glaçages, ganaches e outros cremes para cobertura de bolos, por exmeplo (Foto: Reprodução / Internet)

Dióxido de titânio permite que você obtenha uma cor extremamente branca, que lembra o Fondant, em glaçages, ganaches e outros cremes para cobertura de bolos, por exemplo (Foto: Reprodução / Internet)

QUAIS SÃO OS RISCOS?

Isso porque ele poderia ter genotoxicidade (que provoca surgimento de cânceres e doenças hereditárias). Por causa disso, a Anvisa decidiu não conceder mais aprovações para o uso do dióxido de titânio em novas categorias de alimentos no Brasil.

A Anvisa mantém-se em alerta aos trabalhos das agências reguladoras internacionais, como a FAO/OMS, e continua estudando os achados científicos para que possa chegar em uma conclusão final, baseada em evidências científicas sólidas para bater o martelo de vez.

É de extrema importância nos atentarmos com a nossa saúde alimentar, pois através de uma alimentação saudável, é possível evitar o surgimento de várias doenças.

Prédio da Anvisa (Foto: Reprodução / Internet)

 

 

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.